25 AGO 2015
GESTÃO PÚBLICA
Município discute parceria com universidade polonesa para intercâmbio cultural

O prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, se reuniu na manhã dessa segunda, 24, com o diretor do departamento de Relações Internacionais da Universidade Tecnológica de Kielce, na Polônia, Ryszard Maj, para tratar de uma possível aproximação entre o Município e a universidade, que viabilizaria o intercâmbio de estudantes são-mateuenses para realização de cursos de graduação e pós-graduação na Polônia.

Também participaram do encontro representantes da comunidade polonesa em São Mateus do Sul, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lideranças políticas, representantes de instituições religiosas e de ensino, pesquisadores e entusiastas da cultura polonesa.

Em função da grande influência dos poloneses na cultura e na história de São Mateus do Sul - onde 75% da população é descendente de poloneses, segundo o núcleo municipal da Braspol -, Ryszard declarou que a universidade tem interesse em estreitar laços com o município para possibilitar a ida de são-mateuenses para Kielce, e de professores da universidade para São Mateus do Sul. "A Universidade Tecnológica de Kielce tem uma boa estrutura e está preparada para receber estudantes são-mateuenses. Queremos estreitar nossos laços com este município, que tem uma grande população descendente de poloneses", disse.

O prefeito Clovis Ledur ressaltou a preocupação do município na valorização da história dos imigrantes poloneses - que ajudaram a construir as bases culturais de São Mateus do Sul, e exaltou a atuação de pessoas e entidades que, voluntariamente, atuam na preservação desta história. Para Ledur, a aproximação entre o município e a universidade é um ganho em cultura e educação.

"Essa parceria tem tudo para ser muito positiva", explica o prefeito. "Queremos viabilizar essa proposta de cooperação, que se vincula principalmente à área cultural, e poder não apenas enviar nossos estudantes para que estudem no exterior, mas que também possamos receber professores da universidade ou pessoas que possam promover esta troca cultural em nosso município".

Município e universidade devem discutir nos próximos dias um acordo de cooperação para viabilizar a parceria. Na próxima sexta, 28, o prefeito recebe a visita do reitor da Universidade Tecnológica de Kielce, Stanis?aw Adamczak, para discutir os termos do acordo.

APRESENTAÇÃO NO COLÉGIO SÃO MATEUS

Aproveitando a passagem por São Mateus do Sul, a comitiva de Kielce realizou uma atividade cultural no município. A banda polonesa Wo?osatki, que acompanhou a equipe da universidade tecnológica, realizou uma apresentação na quadra do Colégio Estadual São Mateus, onde apresentaram músicas polonesas e outras canções de rock, blues e reggae.