24 AGO 2015
NOTAS RÁPIDAS
Rápidas: Jantar típico marca penúltima semana do Mês Polonês; Semana da Pátria terá ato simbólico

MÊS POLONÊS | Palestra e jantar típico marcam penúltima semana da 22ª Tradycje Polskie

Dois eventos importantes marcaram o final da penúltima semana da 22ª Tradycje Polskie em São Mateus do Sul, o mês da cultura polonesa. Na quinta, 20, o Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias ficou lotado para a palestra do escritor Gerson Souza, autor do livro "A Estrela de Jacó". Com tema "Guerreiros poloneses de São Mateus do Sul", o escritor resgatou histórias de importantes imigrantes que ajudaram a construir o município no século XIX. No sábado, 21, cerca de 300 pessoas, segundo os organizadores, participaram do Jantar Típico Polonês, realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz e que trouxe um variado cardápio com a culinária típica da Polônia. O coral do grupo Karolinka se apresentou nos dois eventos.

_____________________________________________________________________________________

CIVISMO | Semana da Pátria terá comemoração cívica no dia 1º de setembro

São Mateus do Sul realiza na próxima terça, 1º de setembro, um ato simbólico alusivo à Semana da Pátria. A comemoração cívica contará com a participação de diversas escolas e entidades, e será realizado às 9h em frente à prefeitura. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio Municipal de Esportes Olívio Wolff do Amaral, o "Polacão".

O município precisou cancelar alguns eventos previstos para o mês de setembro - entre eles, o Desfile Cívico do dia 7 e o show do aniversário da cidade, no dia 21 - para não prejudicar a agenda de reposição de aulas da rede estadual. Em entrevista à imprensa local na semana passada, o prefeito Clovis Ledur explicou que o cancelamento dos eventos precisou acontecer por contenção de gastos, em função do custo adicional de meio milhão de reais que a prefeitura precisa arcar ainda neste ano referente ao transporte escolar para reposição. O prefeito ressaltou não haver críticas em relação à realização da greve por parte dos professores da rede estadual, mas sim ao Estado, que propôs uma compensação de cerca de R$200 mil ao município e que só poderá ser repassada em 2016.