17 NOV 2023
GESTÃO PÚBLICA
São Mateus do Sul sobe 17 posições no Índice de Transparência de 2023

São Mateus do Sul mantém sua liderança na Região Sul Paranaense no ranking de transparência pública. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) referente a 2023, destacando não apenas a continuidade do município como líder regional, mas também sua ascensão em 17 posições em comparação ao ITP de 2022 quando ocupava a posição 93.

A nível estadual, São Mateus do Sul ocupa agora a posição 76 no ranking, superando 286 dos 368 portais municipais analisados pelo ITP 2023. Os portais foram classificados com base nos índices obtidos, variando de 0 a 100%. A Capital da Erva-Mate alcançou um índice de 90,28%, uma nota superior à média estadual de 75,33%, segundo o TCE-PR.

Com o resultado, São Mateus do Sul conquistou o nível de transparência "Ouro", um selo concedido a municípios que cumpriram 100% dos critérios essenciais e obtiveram um índice entre 85% e 94% na avaliação. Para atingir todos os requisitos, na primeira etapa da avaliação, os gestores municipais precisaram ajustar os portais de transparência e preencher um questionário eletrônico até o final de agosto.

A segunda etapa do ITP 2023 foi a validação pelo TCE-PR, envolvendo a verificação das evidências indicadas em cada item do questionário eletrônico. Entre os critérios avaliados estão a organização geral do site, a disponibilidade de informações relevantes para o cotidiano dos munícipes, como dados claros sobre a disponibilidade dos serviços prestados, endereços e contatos dos setores, e informações sobre os gastos públicos de fácil acesso, bem como um sistema geral de informação ao cidadão.

Autor: Relações Públicas