06 SET 2023
CONTAS PÚBLICAS
Munícipes são-mateuenses expressam prioridades para orçamento de 2024
A Prefeitura de São Mateus do Sul realizou com sucesso uma Audiência Pública no dia 28 de agosto para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores, abriu espaço para a participação da comunidade na definição dos rumos financeiros do município para o próximo ano.

A LOA 2024 foi moldada com base nas contribuições dos cidadãos, obtidas por meio de uma Consulta Pública realizada entre os dias 1º e 20 de agosto no site da Prefeitura. Durante esse período, os moradores puderam compartilhar suas ideias e sugestões sobre onde o orçamento municipal deve ser direcionado, abordando áreas como saúde, educação, infraestrutura e cultura, entre outras.

Os dados da consulta revelam um engajamento significativo da população. Foram 30 formulários preenchidos, com 82,1% dos participantes residindo na cidade e 17,9% no interior. As comunidades do Centro, Vila Amaral, Vila Pinheirinho e Vila Prohmann se destacaram por sua alta participação.

Quando questionados sobre as áreas prioritárias para investimento, a Saúde liderou com 24,72% dos votos, seguida por Trabalho e Emprego (17,98%) e Educação (12,36%). No entanto, quando perguntados qual dessas áreas deveria receber o maior investimento, a saúde conquistou a maioria dos votos, com 43,44%.

Nas questões específicas sobre investimentos nas áreas prioritárias, a Geração de Emprego e Renda teve 14,96% dos votos, seguida por Ampliação no Atendimento de Exames Médicos (12,60%) e Ampliação no Atendimento de Especialidades Médicas (11,81%).

Quando questionados sobre as prioridades para investimentos em seus bairros ou comunidades, a Pavimentação e Manutenção de Estradas (21,18%), Iluminação Pública (15,29%) e Ampliação de Equipes de Saúde da Família (12,94%) se destacaram como as principais áreas de interesse.

A Prefeitura agradece a todos os cidadãos que participaram ativamente desse processo democrático, contribuindo para a construção de um orçamento mais alinhado com as necessidades da comunidade de São Mateus do Sul em 2024.

Confira os resultados completos no link abaixo:

Resultados Consulta Pública

Autor: Relações Públicas