03 SET 2021
GESTÃO PÚBLICA
OFICIALMENTE CAPITAL POLONESA DO ESTADO
🇵🇱 São Mateus do Sul é oficialmente a Capital Polonesa do Estado do Paraná 🎊🎉

A notícia foi anunciada oficialmente durante a II Feira Gastronômica Polskie Smaki que aconteceu no sábado (28). Com o título, São Mateus do Sul tem o objetivo de valorizar a cultura polonesa local, fortalecer o turismo e receber mais visitantes.

📍Foi com muita alegria que a Prefeita Fernanda Sardanha e autoridades anunciaram na tarde de sábado (28), o título de Capital Polonesa do Paraná a São Mateus do Sul.
Por meio da Lei Estadual 20.655/2021 de autoria do Deputado Estadual Emerson Bacil e coautoria do Deputado Evandro Araújo, São Mateus do Sul recebeu o título em razão do seu patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, linguístico e turístico. Com essa lei também ficou inserido no Calendário Oficial de Eventos no Estado do Paraná a Festa Tradyejie Polskie, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de agosto.
🎊O título foi recebido com festividade na cidade e reuniu são-mateuenses na II Polskie Smaki, evento realizado pelo Grupo Folclórico Polonês Karolinka, Rotary Club, com apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, CODESAMAS, CDL e Associação Comercial.
✅O II Polskie Smaki iniciou bem cedo no sábado com um desfile no centro de São Mateus do Sul, e mesmo com o friozinho e o tempo nublado, foi prestigiado pela população que ficou encantada com cavaleiros, carros antigos, representantes do Grupo Karolinka e de comunidades rurais. Depois, os presentes puderam provar o melhor da comida Polonesa na Feira Gastronômica que foi organizada na Rua do Mathe.
🤝Durante o evento estavam presentes os deputados já citados, os vereadores Jeciel Ferreira Franco, Osvaldo W. Kotryk, Irineu Lepinski Macuco, Juliano Orlowski de Oliveira e Jorge Wallace Manfroni, representando o Prefeito de São João do Triunfo, o Chefe de Gabinete, Acir Vagner, a Vice-Cônsul Geral da República da Polônia, Elzbieta Proga, a Presidente do Rotary, Seres Maria Moreti, o Diretor do Grupo Karolinka, Irio Janoski, o Presidente do Codesamas, Haroldo M. Ferreiras, o representante da Braspol, Evaldo Drabeski, a representante do CEPOM, Ana P. Janoski, representando o CDL, Cristina Márcia S. Veloso Andreassi, o presidente da Associação Comercial, Anderson Paulo Nora da Silva e o Presidente Emérito da Fundação Cultural de São Mateus do Sul, José Carlos Janowski.
Autor: Equipe de Comunicação PMSMS