06 MAR 2014
CONTAS PÚBLICAS
Secretário de Finanças apresenta resultados financeiros do 3º quadrimestre de 2013

Em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Secretaria Municipal de Finanças realizou na sexta-feira (28/02) Audiência Pública, para a demonstração e avaliação de cumprimento das Metas Fiscais relativas ao 3º quadrimestre orçamentário (setembro/dezembro/2013), apresentando, também, o resultado consolidado do exercício de 2013.

Os dados revelam a situação equilibrada das finanças públicas municipal. Ao final de 2013 todos os compromissos foram honrados, com fornecedores, salários, 13º pagos em dia,  com sobra de caixa de mais de um milhão de reais de recursos livres e mais de dois milhões em recursos vinculados.

Segundo Renato, "os resultados evidenciam uma administração comprometida com o equilíbrio financeiro, gastando aquilo que arrecada e cumprindo o compromisso de pagar os fornecedores e prestadores de serviços em dia e demonstram a atuação do prefeito Ledur na condução da administração municipal, no sentido de direcionar e cumprir as principais metas do seu plano de governo, qual seja: investir na saúde, assistência social e educação".

O Secretário ressaltou ainda, "No ano de 2013 o município investiu na saúde 30% de seu orçamento (cerca de 23 milhões de reais), quando a obrigação é aplicar 15% do orçamento. Disponibilizamos o dobro do percentual obrigatório, isto é, reafirmamos o compromisso e a demonstração evidente de que esta administração democrática e popular opta pelo investimento em saúde. Tendo a consciência de que a demanda é crescente e de que ainda necessitamos de melhorias nessa área continuaremos priorizando investimentos na busca da prestação de serviços de excelência à população.

Apesar de muita torcida contra e críticas à administração municipal, com boatos de que atrasaríamos salários e de que não tínhamos dinheiro para pagar o décimo terceiro aos funcionários, esta previsão negativa não se configurou, pois os dados não mentem, demonstram que, embora em crise, mantivemos os compromissos em dia, além de sobrar dinheiro em caixa. Quem apostou contra se deu mal, continuamos com as finanças em ordem".

Para o Secretário de Finanças este pressuposto e o compromisso do prefeito Ledur de manter as finanças em ordem é determinação cumprida, além do que a oportunidade das audiências públicas são importantes para que a sociedade possa cumprir e exercer o controle social dos gastos públicos, num momento de exercício pleno da democracia, onde a população é informada, pode questionar os números e discutir a aplicação das receitas municipais. Este momento é a essência da democracia que, cada vez mais, deve ser mais valorizada.