12 SET 2014
GESTÃO PÚBLICA
Título de Cidadão Honorário é concedido ao Escritor Gerson Cesar Souza

A Câmara Municipal de São Mateus do Sul, realizou na noite de quarta feira (03), a Sessão Solene para conceder o título de cidadão honorário, ao escritor Gerson Cesar Souza. O projeto de lei 015/2014 teve como proponentes os Vereadores Geraldo Altevir de Paula e Silva e Omar Raimundo Picheth Neto. A solenidade aconteceu no Salão de festa da Capela São José, na Igreja Centenária da Água Branca e contou com a presença de Vereadores, Secretários, o prefeito Municipal Clovis Ledur e o Deputado Federal Ângelo Vanhoni.

No seu discurso de entrega do Título de Cidadão Honorário do Município, o presidente do Legislativo municipal Omar Raimundo Picheth Neto lembrou que a palavra apropriada que definia o evento é "Legado": "Gerson com seu trabalho árduo e silencioso de pesquisador, nos oferece como legado o resgate da memória histórica daqueles que começaram a construir com suor e trabalho a história do nosso município". Ainda lembrou ao novo cidadão honorário que "o nosso lar é onde somos honrados", parafraseando o poeta gaúcho Mario Quintana.

O novo cidadão honorário do município, Gerson Cesar Souza, autor do Livro "A Estrela de Jacó" que resgata a memória histórica dos imigrantes poloneses, em especial a história do Padre JakóbWróbel, o título é mais um presente em sua carreira, que segundo ele, foi imensamente abençoada por Deus. "Encontrar São Mateus do Sul e mergulhar na história da colonização Polonesa foi o maior privilégio da minha vida", disse.

Para o Deputado Federal Angelo Vanhoni, o trabalho realizado pelo cidadão honorário em seu livro ajuda a resgatar o valor material e imaterial da cultura Polonesa: "Gerson resgata o valor material e imaterial que mistura o passado e o presente da cultura polonesa. O livro do Gerson resgata a bonita historia do padre Jakób que veio construir a história do povo são-mateuense com fortaleza espiritual e coragem, e que deixou como legado um patrimônio cultural profundo. Hoje, por tudo isso, podemos testemunhar a vivência da diversidade cultural que se expressa no município de São Mateus do Sul. Resgatar a memória cultural do nosso povo é um legado inestimável. Já que sem memória não existe alma. É a memória que nos torna seres com sonhos e projetos", disse.

Segundo o prefeito Clovis Ledur, o trabalho de resgate de memória histórica realizado pelo agora cidadão honorário deve servir de exemplo para as novas gerações. "O Gerson é um cidadão exemplar que demonstra seu amor e dedicação à história do povo Polonês. Em nome de toda a população São-mateuense, como prefeito municipal, parabenizo você e agradeço por tudo aquilo que você tem construído pela nossa cultura e cumprimentar também pelo cidadão que você é, pelo pai de família exemplar, e tenho certeza que ainda muitas coisas boas você vai oferecer para continuar escrevendo o passado e presente da nossa história. Também quero parabenizar a comunidade da Água Branca por estar sempre preocupada com as suas raízes culturais e religiosas", afirmou.