11 MAI 2015
CONTAS PÚBLICAS
Contadores e Prefeitura discutem agilidade na abertura de empresas no Município

O prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, se reuniu na manhã de sexta, 8, para um café com contadores do Município, onde foram discutidas ações da Prefeitura e reivindicações do setor. Também estiveram na reunião o vice-prefeito, Clóvis Distéfano; o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Renato Possebon; e a representante da Junta Comercial em São Mateus do Sul, Danielli Melechenko Ferreira.

Entre os assuntos abordados na reunião estavam as mudanças no Plano Diretor do Município, que vêm sendo discutidas e construídas pela Secretaria de Indústria e Comércio em parceria com diversas instituições e segmentos do Município; e também a parte financeira do Município que, segundo o prefeito, vem sendo tratada com responsabilidade.

Reivindicada pelos contadores, a agilidade na abertura de empresas em São Mateus também foi discutida na reunião. O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Renato Possebon, explicou que a integração do Município à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), da Junta Comercial do Paraná, deve dar maior agilidade na abertura de empresas.

A RedeSim iniciou os trabalhos no Município no dia 30 de abril. O objetivo é permitir que os interessados abram ou regularizem seus negócios de forma simplificada, ágil e sem burocracia. Em São Mateus do Sul, a RedeSim integra as Secretarias Municipais de Obras (através do Departamento de Urbanismo); Finanças (responsável pela liberação do alvará); Saúde (através da Vigilância Sanitária); e também os Bombeiros. Tudo é feito por uma plataforma online. O cidadão faz a requisição na Junta Comercial e, nos casos de empresas que não de baixo risco poluidor ou ambiental, por exemplo, o registro pode sair em até 48h.

“O procedimento com a RedeSim é para fazer com que a empresa se registre o mais rápido possível", explica o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Renato Possebon. "A integração à RedeSim trará ganho para os contadores porque eles terão que entrar apenas uma vez no sistema, e encaminhar o processo. Depois disso, cada etapa do processo dentro dos órgãos públicos vai ser automático".

VINCULADOS À PÁGINA:
Indústria e Comércio