28 JUL 2015
CIDADE
Candidatos ao Conselho Tutelar recebem orientações sobre campanha

Os doze candidatos e candidatas ao Conselho Tutelar de São Mateus do Sul participaram na tarde dessa segunda, 27, de uma reunião com a Comissão Especial Eleitoral do processo eleitoral para o Conselho Tutelar. As eleições acontecem de forma unificada em todo o Brasil no dia 4 de outubro.

Durante o encontro, os(as) candidatos(as) foram orientados(as) sobre o que pode e o que não pode ser feito durante o período eleitoral - que começou oficialmente nessa segunda e se estende até a véspera do dia das eleições. Muitas das regras para as eleições ao Conselho Tutelar são parecidas com as eleições para presidente, prefeito e governador. Para votar, é preciso ter pelo menos 16 anos e possuir título de eleitor. O voto é secreto e cada eleitor poderá votar em apenas um(a) candidato(a). A particularidade nas eleições para o Conselho Tutelar é que o voto não é obrigatório.

Serão eleitos cinco membros titulares para o Conselho Tutelar - e seus cinco respectivos suplentes. A posse está marcada para o dia 10 de janeiro de 2016.

O promotor de justiça Almir Carreiro Jorge Santos, que participou da reunião e esclareceu dúvidas dos candidatos sobre o processo eleitoral, ressalta a importância de que a população participe do processo eleitoral para o Conselho Tutelar. Para ele, a participação da comunidade garante ainda maior legitimidade ao Conselho. "Entendemos que o candidato, fazendo uma boa campanha, dentro da legalidade, vai conseguir levar um número maior de pessoas a participarem da eleição", explica.

Para a assistente social Sandra Nadolny, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que acompanhou a reunião, o objetivo da campanha é para que a população possa conhecer melhor os candidatos. "Todos passaram por um processo bastante criterioso, desde a abertura das inscrições, avaliação de documentação e realização de um curso preparatório. Queremos que a população conheça os candidatos e participe do processo eleitoral".

28/07/2015
Candidatos ao Conselho Tutelar recebem orientações sobre campanha