01 AGO 2015
Uma cidade em vermelho e branco

O comércio são-mateuense amanheceu decorado com bexigas e fitas vermelhas e brancas neste sábado, 1. Faixas e cartazes espalhados pela cidade davam as boas vindas ao mês de agosto. Ligando o rádio, todas as emissoras da cidade tocavam música polonesa durante meia hora ininterrupta de sua programação.

O clima de festa em São Mateus do Sul anuncia a chegada da 22ª Tradycje Polskie, o mês da cultura polonesa, celebrado em agosto. A cidade contará com uma programação especial nos próximos 30 dias, com palestras, exposições, celebrações e festas; tudo com o objetivo de resgatar e valorizar uma das principais bases históricas e culturais do município: a cultura polonesa.

"Uma cidade que possui 75% de sua população descendente de poloneses precisa ser respeitosamente e humildemente reconhecida", exaltou o presidente do núcleo municipal da Braspol, entidade de representação da comunidade polonesa no Brasil, Crisanto Cavalcante. "Temos como objetivo dar um passo mais acelerado na identificação do nosso município com a cultura polônica".

Diversas entidades, instituições de ensino, empresas, igrejas e lideranças políticas participaram da cerimônia de abertura, que foi acompanhada por centenas de pessoas que prestigiaram o evento, que aconteceu em frente à prefeitura. A alguns metros dali, na tradicional Feira do Produtor, a decoração especial com fitas vermelhas e brancas e apresentação ao vivo de música polonesa também atraiu muitos são-mateuenses.

Durante a cerimônia, a bandeira polonesa foi hasteada junto com a bandeira do Brasil; o hino polonês entoado e a imagem de Nossa Senhora de Cz?stochowa, padroeira da Polônia, exposta em destaque, pareceram trazer o país europeu para dentro de São Mateus do Sul. Receberam homenagens durante a abertura o senhor Antônio Kuiva e as senhoras Otília Kuiva, Natália Mroz e Lídia Gralak, Rainha de Honra da Braspol.

Depois da cerimônia, uma carreata passou pelas ruas Barão do Rio Branco, João Gabriel Martins e pela Av. Ozy Mendonça de Lima, escoltada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além de carros, caminhões e tratores, participaram também do trajeto carroças com decoração típica e representantes de tradições gaúchas, montados em cavalos.

Em seu discurso, o prefeito em exercício de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano destacou a influência da cultura polonesa no desenvolvimento da cultura do município. "Nosso povo são-mateuense é o resultado da mistura entre poloneses e brasileiros. As famílias da nossa cidade formam um só povo, uma só gente, uma raça toda nossa, e somos gratos à história e à cultura polonesa por isso".

Filho de são-mateuense, o presidente nacional da Braspol, Rizio Wachowicz destacou a importância da Tradycje Polskie para a valorização da cultura polonesa em São Mateus do Sul. "Não é comum encontrarmos uma cidade em que comércio, indústria, escolas e todas as instituições estejam tão integradas por uma causa. A comunidade polônica no Brasil é uma das mais integradas e essa é a celebração de todos aqueles que são descendentes, de terceira de geração, nascidos no Brasil", disse.

A 22ª Tradycje Polskie é uma realização da Braspol, com o apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; da Fundação Cultural; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); do Rotary Club Xisto do Iguaçu; da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS); e demais entidades e empresas parceiras.