01 SET 2015
CIDADE
São Mateus do Sul celebra chegada da Semana da Pátria

Cerca de mil pessoas, entre estudantes, professores e professoras de São Mateus do Sul, além de servidores públicos, lideranças políticas, militares e entidades do município participaram na manhã dessa terça, 1, da celebração cívica em alusão à chegada da Semana da Pátria, em que se comemora o Dia da Independência do Brasil, no dia 7.

O evento aconteceu em frente à prefeitura e contou ainda com a apresentação de três fanfarras do município: a Corporação Musical Fênix, do Colégio Estadual Eugênio de Almeida, de Fluviópolis; a Fanfarra Mirim da Escola Municipal Odemira Cunha, da Vila Amaral; e a Banda de Percussão Imperatriz, do Colégio Estadual Duque de Caxias.

Durante a cerimônia, estudantes do programa Atleta do Futuro (Sesi/Prefeitura) trouxeram a tocha com o Fogo Simbólico, que foi colocado em uma pira localizada em frente à prefeitura pelo prefeito Clovis Ledur, e que representa o civismo e o respeito à pátria brasileira.

Em seu discurso, o prefeito exaltou a importância do patriotismo e da participação popular para o futuro da nação. Ledur fez menção às recentes manifestações de diversas frentes populares que vêm acontecendo em todo o Brasil e também em São Mateus do Sul. "Vivemos uma época movimentada, em que as pessoas mostram que querem garantir seus direitos e isso é muito importante. Com respeito e educação, essas manifestações são muito válidas e demonstram que as pessoas estão vigilantes; e a melhor forma de demonstrar amor pela pátria é cuidando do que está próximo da gente, seja da natureza, das crianças, do nosso patrimônio. É isso que queremos", disse.

O município precisou cancelar alguns eventos previstos para o mês de setembro - entre eles, o Desfile Cívico do dia 7 e o show do aniversário da cidade, no dia 21 - para não prejudicar a agenda de reposição de aulas da rede estadual. A opção pelo ato simbólico, no formato como aconteceu na manhã do dia 1º, aconteceu em comum acordo entre a prefeitura, escolas municipais, colégios estaduais e particulares, entidades e instituições ligadas aos serviços de assistência social de São Mateus do Sul.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024