31 AGO 2015
CIDADE
Pesquisa orienta estratégias de controle populacional de cães e gatos no município

Equipes da prefeitura de São Mateus do Sul, dos cursos de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), e do curso técnico em Meio Ambiente. do Colégio São Mateus, realizaram uma pesquisa por amostragem no sábado, 29, para definir um número mais preciso acerca da atual população de cães e gatos domiciliados no Município.

A pesquisa envolveu servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e cerca de 40 estudantes das universidades, que realizaram cerca de 500 questionários em todos os bairros da área urbana do município.

Além do número de animais presentes nas casas, a pesquisa ainda abordou a opinião dos munícipes em relação à castração e ao controle populacional, presença dos animais nas ruas e cuidados em relação à transmissão de doenças e outros problemas geralmente relacionados aos animais domésticos.

Coordenador da pesquisa, o professor Alexander Welker Biondo, da UFPR, explica que o estudo é essencial para orientar e fundamentar campanhas e políticas públicas sobre controle populacional e de zoonoses (doenças causadas por animais). "Andando por São Mateus do Sul, a gente percebe que os cães que estão nas ruas são muito bem tratados pelas pessoas que vivem na região", explica o professor. "É natural, portanto, que esses animais soltos sintam a necessidade de defender as pessoas que dão comida para eles. Por isso, se tornam agressivos e acabam causando acidentes".

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Ewerling, a pesquisa marcou um importante avanço para o projeto de controle populacional de cães e gatos em São Mateus do Sul. “O objetivo é nortear as ações de manejo da fauna urbana de São Mateus do Sul, em particular os cães e gatos, de modo a avaliar com indicadores s real eficácia de programas de castração, educação, combate ao abandono e adoção que serão aplicados no município”, diz.

O relatório oficial com os dados coletados pelas equipes que atuaram em São Mateus do Sul será divulgado em breve pela coordenação da pesquisa.

Leia notícias sobre ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente