Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

São Mateus do Sul - PR
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Notícias
Principal   Notícias
 

20/10/2015
Parceria da Apae com a prefeitura viabiliza tratamentos odontológicos dentro da própria escola

Os mais de cem alunos da Apae de São Mateus do Sul vêm recebendo, já há mais de um ano, atendimento odontológico recorrente dentro da própria escola. Em maio do ano passado, a prefeitura assumiu a responsabilidade pela atenção odontológica para os alunos da instituição, e vem dando continuidade a um trabalho que, antes disso, precisava ser feito de forma voluntária por dentistas da cidade.

"Os atendimentos são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS), pela equipe do Centro Odontológico de São Mateus do Sul", explica a dentista Cristiane Velloso de Moraes, da Secretaria Municipal de Saúde. "Realizamos na escola uma série de procedimentos relacionados à saúde bucal dos alunos com deficiência, como extrações, restaurações e tratamentos de canal".

O espaço onde acontecem os atendimentos foi providenciado pela própria Apae, e é adaptado para viabilizar os procedimentos necessários. "A parceria da Apae com a prefeitura pôde dar continuidade ao bom trabalho que já estava sendo pelos dentistas voluntários", conta a diretora da instituição, Ieda Ballin. "Agora, os alunos têm a comodidade de poder ser atendidos aqui na própria escola e têm a garantia da sequência nos atendimentos, já que a equipe vem de forma contínua".

DIREITO DE TODOS

Mãe de Thyago, um dos alunos da Apae, Mariza de Fátima Passos Freitas conta que sempre encontrou dificuldades para garantir a boa saúde bucal de seu filho. Ela lembra que passou pelo constrangimento de ver seu filho ter atendimento negado em alguns consultórios particulares. "Diziam que ele precisava de anestesia geral, que precisaria de um trabalho especial, que eles não tinham como fazer. Eu saía chorando", relata.

Mariza conta que somente com o trabalho de voluntários e com os atendimentos da saúde pública de São Mateus do Sul na Apae, Thyago pôde ser bem atendido e ela, enquanto mãe, conseguiu ficar mais tranquila em relação à saúde bucal de seu filho. "Eu dou nota mil para o SUS. O atendimento é muito bom", elogia.

Para a diretora da Apae, Ieda Ballin, a inclusão ainda é um desafio. "Boa parte da sociedade ainda não está preparada para atender as pessoas com deficiência. Muitos não são atendidos de forma adequada em diversos serviços porque não há uma preparação em relação a isso. Os atendimentos feitos aqui na Apae demonstram uma preparação necessária e que garante o acesso dos alunos a direitos básicos, como é a saúde pública".

 

 

Leia mais notícias sobre Saúde

    

 
 
 
 
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
ENDEREÇO
Rua: Barão do Rio Branco, nº 431
CEP: 83900-000
ATENDIMENTO
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h15min às 17h15.
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia