Espaços como a Conferência Municipal de Saúde fortalecem o SUS, ampliam a participação popular e reafirmam o compromisso coletivo com a saúde pública de qualidade.
A Prefeitura de São Mateus do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 13ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.
O encontro reuniu representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços, gestão municipal, Legislativo, Executivo, 6ª Regional de Saúde, municípios vizinhos e apoio do COSEMS, promovendo um importante espaço de escuta, debate e construção coletiva.
Durante a Conferência, foram discutidos quatro eixos fundamentais: democracia, participação e soberania; financiamento adequado para o SUS; emergências climáticas e justiça socioambiental; e modelo de gestão e atenção à saúde.
As propostas aprovadas pela plenária serão encaminhadas para compor os instrumentos de planejamento da saúde, como o Plano Municipal de Saúde, o Plano Anual de Saúde e demais mecanismos de gestão, contribuindo para a definição de prioridades, previsão orçamentária e execução das ações ao longo do próximo quadriênio.
Também foram aprovados os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde para o quadriênio 2027–2030, com participação de entidades representativas dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestão. O período de transição será realizado junto aos atuais conselheiros nas próximas reuniões.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as reuniões do Conselho Municipal de Saúde acontecem toda última terça-feira do mês e são abertas à participação da sociedade civil.
Espaços como a Conferência Municipal de Saúde fortalecem o SUS, ampliam a participação popular e reafirmam o compromisso coletivo com a saúde pública de qualidade.
Autor: Equipe de Comunicação da Prefeitura de São Mateus do Sul