03 DEZ 2015
CIDADE
‘Chimarródromo’: Município inaugura espaço público para promover a cultura do mate

A prefeitura de São Mateus do Sul, em parceria com o Conselho do Jovem Empresário (Conjove) do município, inauguraram na manhã desta quinta, 3, o Chimarródromo - um espaço público onde a população terá água quente disponível para a realização de rodas de chimarrão no local. A ideia é consolidar o espaço como uma referência para a cultura do mate no município.

Participaram da cerimônia representantes do poder público, do setor da erva-mate, do comércio, lideranças políticas, estudantes e comunidade em geral, além dos apoiadores do projeto, que é uma parceria público-privada entre a prefeitura e empresários de São Mateus do Sul.

O Chimarródromo deve contribuir turisticamente e economicamente para a cultura da erva-mate em São Mateus, e está inserido nas obras de revitalização da Praça Nossa Senhora da Conceição, em frente à Igreja Matriz, que ganha cara nova, mais moderna, com acessibilidade garantida e estrutura que possibilita a realização de feiras no local. Além do Chimarródromo, a revitalização da praça espera otimizar a utilização do espaço amplo do local, tornado a praça num espaço de socialização no município.

TERRA DO MATE

São Mateus do Sul figura entre as 30 principais economias agrícolas do Paraná. O principal destaque, segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, é a produção de erva-mate. Em 2014, a produção no município superou os R$74 milhões, com estimativa de produção de 62 mil toneladas de folhas, de acordo com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Junto com a soja, a batata, a madeira e o fumo, os dados da erva-mate colocam São Mateus do Sul como a principal economia agrícola entre os as cidades que compõem a Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).

Para o prefeito Clovis Ledur, a parceria público-privada para a consolidação do Chimarródromo em São Mateus do Sul deve ser celebrada. "Esperamos que nós possamos ter outras iniciativas para mantermos o município no auge daquilo que merecemos. Precisamos ser protagonistas no Estado. Somos fortes, ricos e temos muita cultura para mostrar a todos".

Vídeo Vinculado
03/12/2015
Inauguração do Chimarródromo de São Mateus do Sul
  A prefeitura de São Mateus do Sul, em parceria com o Conselho do Jovem Empresário (Conjove) do município, inauguraram na manhã desta quinta, 3 de dezembro, o Chimarródromo – um espaço público onde a população terá água quente disponível para a realização de rodas de chimarrão no local. A ideia é consolidar o espaço como uma referência para a cultura do mate no município.