10 AGO 2016
Centro Odontológico

O Centro Odontológico existe há 4 anos, e está situado na Rua Tenente Max Wolff filho, 1073. Com uma equipe composta por sete dentistas, três auxiliares e uma protética, no qual são realizados atendimentos agendados.

Entre o mês de janeiro e junho deste ano foram realizados 5.799 procedimentos odontológicos, tendo um total de 2.899 pacientes agendados neste período.

Além do atendimento odontológico que é realizado no Centro de São Mateus do Sul, outras localidades também recebem esse atendimento que é o caso dos Postos de Saúde do Porto Ribeiro, Cambará, Faxinal dos Elias e Estiva.

No ano passado o Centro Odontológico começou a oferecer através do credenciamento com o Laboratório Regional de Próteses Dentária o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível, prótese coronária, intra-radiculares, fixas e adesivas.

No momento o Centro Odontológico realiza atendimento nas escolas na qual as crianças são acompanhadas pela equipe da escola e pelos pais. Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Anjo da Guarda, Tia Dirce, Mundo Encantado e Casulo a orientação começa pela escovação supervisionada, aplicação de flúor, e orientação aos pais quanto à dieta (redução de açúcar), e as crianças que apresentarem cárie serão encaminhadas ao tratamento no Centro de Odontológico.

Os atendimentos realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) são realizados de cada 15 dias. Para a equipe do Centro Odontológico é muito importante a integração dentista, paciente e família, pois o sucesso do tratamento depende do conhecimento do paciente.

Para as gestantes o Centro Odontológico oferece uma palestra com orientações sobre higiene bucal da futura mamãe e do bebê. Todas as pacientes recebem um kit saúde bucal contendo escova, pasta de dente, fio dental e um livro explicativo.

O Centro Odontológico oferece também puericultura odontológica dos bebês, que é realizada toda quarta para bebês recém nascidos e crianças de até cinco anos, na qual as crianças e bebês devem ser levados pelos pais ou responsáveis para fazer uma avaliação preventiva, que inclui exame clínico e orientações quanto à dieta e higiene bucal corretas.

O objetivo é ampliar a ação de prevenção àquelas crianças que normalmente não fazem um acompanhamento inicial. Se seguidas corretamente às orientações básicas podem evitar o aparecimento de cáries e outros problemas bucais.

10/08/2016
Centro Odontológico