24 MAR 2018
GESTÃO PÚBLICA
Richa autoriza licitação do asfalto entre São Mateus do Sul e Irati

São 47,7 quilômetros passando por Rebouças. Esperada há muitos anos, a obra beneficiará cerca de 120 mil habitantes das três cidades. O investimento de aproximadamente R$ 140 milhões está incluído no programa do Governo do Estado financiado pelo BID.

O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (23) a licitação das obras de pavimentação de 47,7 quilômetros da PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati, passando pelo município de Rebouças. A estrada liga o Sul e Centro-Sul do Paraná. A obra é esperada há mais de 50 anos pela população e vai beneficiar diretamente cerca de 120 mil habitantes das três cidades.

Richa anunciou a realização da obra durante um encontro com lideranças políticas, da comunidade, empresários e produtores de erva-mate, realizado no Clube Ideal São-mateuense. "A estrada pavimentada facilitará a vida dos produtores, com um transporte adequado e uma comercialização ainda mais forte", afirmou.

Ele destacou que para chegar nesta etapa foi necessário vencer muitos obstáculos burocráticos e políticos. Richa lembrou que no início do mandato determinou ao DER-PR a contratação do projeto da pavimentação do trecho, que custou R$ 1,7 milhão. Após esta fase, em virtude de problemas com o Governo Federal, o Estado precisou aguardar a liberação de recursos. O dinheiro só foi assegurado no final de dezembro de 2017, quando foi assinado o contrato com o BID, que totaliza R$ 1,4 bilhão em investimentos em infraestrutura no Estado. Metade do valor é do próprio governo.

O investimento na PR-364 é de R$ 139,8 milhões e será realizado dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que recebe financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governador disse que o Estado aguarda para o próximo mês a homologação do projeto pelo BID e que as obras podem começar no segundo semestre.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que a expectativa é que a conclusão se dê em meados de 2020. "A obra de infraestrutura transforma a região. Os trabalhos já movimentarão a economia dos municípios, com a geração de novos empregos, aumento do consumo local e de arrecadação de tributos. Após a conclusão das obras, a região fica mais atrativa para investimentos", disse o secretário.

O prefeito Luiz Adyr mencionou o ajuste fiscal feito pelo Governo do Estado. "Hoje o Estado tem condições de conseguir financiamento internacional para realizar esse projeto tão importante, que vai melhorar a vida das pessoas. O intercâmbio entre as duas cidades, que contribuem muito para o Estado, vai melhorar para os agricultores da região", disse.

Texto: AEN

Fotos: Ricardo Almeida / ANPR