São Mateus do Sul mantém sua liderança na Região Sul Paranaense no ranking de transparência pública. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) referente a 2023, destacando não apenas a continuidade do município como líder regional, mas também sua ascensão em 17 posições em comparação ao ITP de 2022 quando ocupava a posição 93.
A nível estadual, São Mateus do Sul ocupa agora a posição 76 no ranking, superando 286 dos 368 portais municipais analisados pelo ITP 2023. Os portais foram classificados com base nos índices obtidos, variando de 0 a 100%. A Capital da Erva-Mate alcançou um índice de 90,28%, uma nota superior à média estadual de 75,33%, segundo o TCE-PR.
Com o resultado, São Mateus do Sul conquistou o nível de transparência "Ouro", um selo concedido a municípios que cumpriram 100% dos critérios essenciais e obtiveram um índice entre 85% e 94% na avaliação. Para atingir todos os requisitos, na primeira etapa da avaliação, os gestores municipais precisaram ajustar os portais de transparência e preencher um questionário eletrônico até o final de agosto.
A segunda etapa do ITP 2023 foi a validação pelo TCE-PR, envolvendo a verificação das evidências indicadas em cada item do questionário eletrônico. Entre os critérios avaliados estão a organização geral do site, a disponibilidade de informações relevantes para o cotidiano dos munícipes, como dados claros sobre a disponibilidade dos serviços prestados, endereços e contatos dos setores, e informações sobre os gastos públicos de fácil acesso, bem como um sistema geral de informação ao cidadão.