São Mateus do Sul sediou, na sexta-feira (7), a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), o evento reuniu diversos participantes interessados em discutir estratégias para garantir o acesso à comida de verdade, fortalecer a democracia e promover a equidade no município.
Com o tema "Comida de verdade, democracia e equidade: Erradicar a fome e garantir direitos", a conferência proporcionou um espaço de reflexão e diálogo sobre a importância da segurança alimentar e nutricional como um direito básico de todos os cidadãos. O encontro foi realizado no Colégio Estadual Duque de Caxias, das 13h às 17h.
A prefeita, Fernanda Sardanha citou o programa Vale Real Mate que oferece às famílias cadastradas a oportunidade de escolherem alimentos de sua preferência para utilizar em suas residências. Ela ressaltou a importância desse programa como uma das iniciativas alimentares na cidade. “Que possamos pensar sempre em projetos que impactem diretamente nossas famílias com a questão da segurança alimentar”, pontuou.
Durante a conferência, os participantes tiveram a oportunidade de contribuir para a construção de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional do município. Foram abordados temas como acesso a alimentos saudáveis, produção sustentável, combate ao desperdício e promoção de hábitos alimentares adequados.