16 JUN 2021
EDUCAÇÃO E CULTURA
MEMÓRIAS DE SÃO MATEUS DO SUL
 A partir dessa semana você vai encontrar nas redes sociais da Prefeitura de São Mateus do Sul um espaço destinado a Casa da Memória Pe. Bronislau Bauer. Serão entrevistas, fotos e curiosidades sobre esse espaço tão rico do município e que nesse momento não pode ser visitado por causa da Pandemia. Acompanhe nossas páginas! Compartilhe nosso conteúdo! #valorizeacasadamemoria
___________________________________________
Casa da Memória: a história de São Mateus do Sul preservada

Imagine um lugar em que histórias do passado podem ser revisitadas com muitos detalhes, observando fotos, mobílias, roupas, objetos, enfim, uma infinidade de componentes que conservam lembranças de São Mateus do Sul. Esse lugar existe e se chama Casa da Memória Pe. Bronislau Bauer.
Em formato de Museu, preserva a história local, e é um dos poucos prédios com essa especificidade na região, orgulho para a cidade de São Mateus do Sul.
Idealizado na gestão do prefeito Argos Fayad, teve como diretor do projeto de criação do museu, o professor Vilácio Amaral. Formado em História, Amaral dirigiu a Casa da Memória por 12 anos. Após intensa organização e reunião de acervo, o Museu foi inaugurado no dia 16 de setembro de 1995, ocupando a antiga Casa Paroquial, ao lado da Igreja Matriz Imaculada Conceição. Na época, o prefeito Fayad adquiriu o prédio dos Padres Vicentinos, utilizando recurso próprio do município.
O nome do museu, foi uma homenagem ao Padre Bauer, como era conhecido na época. Nascido em Cracóvia, na Polônia, ele foi ordenado sacerdote em plena 2a Guerra Mundial. Atuou como professor e diretor de escolas polonesas, inclusive nos campos de concentração de Bassum e Diepholz, na Alemanha. Mudou-se para o Brasil em 1950, iniciando seu trabalho no Seminário Menor de Curitiba. Em São Mateus do Sul tornou-se pároco na época em que foi construída a nova Igreja Matriz. Por ser um homem culto e ter se dedicado muito a paróquia local, seu nome foi escolhido para dar vida a Casa da Memória.
A Casa da Memória possui um acervo com mais de quatro mil fotos, cerca de onze mil documentos e em torno de mil peças de valor histórico. Já recebeu mais de 50 mil visitantes, entre população local e pesquisadores de diversos locais do país. Possui importantes acervos do período das Navegações no Rio Iguaçu (1880 a 1955) e sobre a colonização europeia (principalmente dos poloneses).
Além de Vilácio Amaral, o Professor Mário Deina, também formado em História, foi responsável durante 4 anos pelo Museu, de 2008 à 2011. Atualmente quem dirige a Casa da Memória é Hilda Jocele Digner Dalcomuni, professora de História que há 10 anos se dedica ao local.

Casa da Memória Pe. Bauer.
Praça São José – Ao lado da Igreja Matriz/Acesso principal pela Rua do Mathe
Centro - CEP: 83900-000