02 MAR 2016
São Mateus do Sul discute formas de minimizar atual dependência da SIX

Uma comitiva de representantes de São Mateus do Sul liderada pelo prefeito Clovis Ledur e pelo deputado estadual Hussein Bakri esteve na tarde desta segunda, 29, em Curitiba, para uma reunião com o Secretário de Planejamento do Estado o Paraná, Sílvio Barros. A reunião deu continuidade a uma série de discussões e mobilizações que já está sendo feita e que busca criar um planejamento para minimizar a atual dependência que o município tem da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), que recentemente teve sua desativação cogitada.

Apesar da  após uma grande mobilização política em defesa da SIX, o impacto de um possível encerramento das atividades da unidade reascendeu no município o debate sobre a busca por alternativas de desenvolvimento econômico para além da industrialização do xisto.

Durante a reunião, a comitiva teve a garantia de apoio do governo do Estado na busca e na consolidação de alternativas de desenvolvimento para o município. "Vamos ser parceiros para o desenvolvimento da cidade para além da SIX", declarou Barros. "Uma das possibilidades é que juntos possamos identificar um modelo de desenvolvimento econômico cujo controle esteja dentro da própria cidade".

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Clóvis Distéfano; o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Renato Possebon; o vereador Omar Picheth Neto; e diversas lideranças do setor da indústria e do comércio de São Mateus do Sul.

PENSANDO NO FUTURO

São Mateus do Sul investiu nos últimos anos em projetos que, a médio e longo prazo, trazem uma nova perspectiva industrial e econômica para o município, com a parceria de diversas entidades e também dos governos estadual e federal.

A instalação do , por exemplo, representa uma novidade na matriz energética da cidade, o que tende a atrair novas indústrias. A consolidação da área industrial do município, com acesso e infraestrutura adequada, também vai trazer benefícios diretos na geração de emprego e de receita para São Mateus do Sul.

Além disso, o município será beneficiado com aguardadas mudanças em rodovias que dão acesso à cidade (a pavimentação da PR-364 e a duplicação da BR-456) - o que vai trazer um impacto positivo direto na logística de empresas.

A consolidação do projeto Cidade Empreendedora, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul e com o Sebrae, também vem mudando a realidade do empreendedorismo na cidade - com ações junto às e também com impacto direto na educação, com a inclusão de conteúdos relacionados a da rede municipal.

Situação da SIX chega a Dilma e ministro garante a Ledur que unidade será mantida

02/03/2016
São Mateus do Sul discute formas de minimizar atual dependência da SIX