01 MAR 2016
Reunião com Secretário de Estado da Cultura discute demandas da região

O diretor de Cultura de São Mateus do Sul, Helinton Lugarini, participou de um encontro com o Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, na última sexta, 26, em Palmeira. A reunião teve participação de representantes municipais de cultura das macrorregiões centro-sul e dos Campos Gerais.

No encontro, o secretário falou sobre as realizações da Secretaria de Estado da Cultura e as ações futuras, e ouviu as reivindicações e demandas dos municípios. São Mateus do Sul, no planejamento do Estado para a Cultura, está inserido junto aos municípios dos Campos Gerais.

"O Secretário se mostrou bastante disposto a descentralizar projetos culturais", relata Lugarini. "A ideia do Estado é investir cada vez mais em projetos no interior, que valorizem as culturais locais e tragam incentivo turístico aos pequenos municípios, e nós em São Mateus do Sul estamos com projetos que podem ser beneficiados com essa abertura".

Um dos projetos do departamento de Cultura da prefeitura que pode ser beneficiado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura é a Rota do Mate, um percurso turístico que já está definido e que vai passar por diversas localidades do interior do município que fazem parte da história da cidade, como os antigos barbaquás, casas antigas de imigrantes poloneses e ucranianos e comunidades do interior.

"Essa aproximação do Estado com os municípios tem que ser cada vez maior. E na área cultural isso é muito importante porque a gente que faz cultura tem que estar próximo das pessoas que fazem cultura pelo nosso Estado. Gosto sempre de dizer que o Paraná não conhece o Paraná e essa é uma forma da gente se aproximar dos municípios, para tentar fazer com que as pessoas pensem a cultura de uma maneira macro, ou seja, que o Paraná tenha uma cultura forte e que possa, dessa forma, circular mais pelo nosso Estado", defende o secretário João Luiz Fiani.

Com informações da assessoria do Governo do Estado e foto de Kraw Penas