27 JUL 2016
Um balanço dos Jogos da Juventude na Regional 10

Que os Jogos da Juventude do Paraná movimentam o setor esportivo/estudantil paranaenses todo mundo já sabe. O que não é tão evidente é todo o trabalho e a estrutura que um evento deste porte exigem. Em São Mateus do Sul (Regional 10 - Guarapuava), foram 21 municípios participantes, que trouxeram 676 atletas, 45 técnicos e 48 dirigentes. No total, foram 60 equipes e 943 pessoas envolvidas.

Para atender a todos os participantes, uma enorme estrutura foi montada. Desde alojamento para todas as delegações, passando por refeitório até arbitragem, muita gente trabalhou dia e noite para que tudo saísse bem para todos os envolvidos.

Edson Pereira de Andrade, diretor-geral da Regional 10 dos JOJUPs 2016, falou da satisfação de trabalhar nos Jogos da Juventude: "Trabalho com os Jogos desde 1979, e já passei por todas as fases: atleta, técnico, presidente do tribunal, procurador, e a gente participa disso porque gosta. Se cada um fizer a sua parte, se ajudar e tiver harmonia na equipe, os Jogos acontecem tranquilamente. E quando acabam, ainda ficam respeito e amizade", afirma.

Outro benefício que os Jogos levaram à cidade foi a movimentação do setor hoteleiro e de restaurantes. De acordo com o gerente da recepção do hotel em que a equipe da CCO ficou hospedada, Bruno Araújo, o movimento sobe aproximadamente 100%, pois a lotação normal é de 40% a 50%, e durante os Jogos chega a ter sua lotação máxima. “É muito legal essa época de Jogos, a gente se prepara antes e já conta com isso algumas semanas antes. Geralmente nosso público é quase que em sua totalidade formado por representantes comerciais, e na época de Jogos isso muda muito, pois recebemos árbitros e o pessoal da organização, então muda um pouco de ares, é bem atraente para nós”, conta.

Finalizados os Jogos, o diretor-geral Edson Pereira de Andrade fez o balanço geral do evento: "O evento transcorreu da melhor maneira possível. Os probleminhas que tivemos foram todos normais e dentro do previsto. Tudo aconteceu normalmente, toda a equipe da organização trabalhou muito bem, os árbitros também e os participantes colaboraram, então tenho certeza que só trouxemos benefícios para todos e principalmente para o município", disse.

Os Jogos da Juventude do Paraná são uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná e Secretaria de Estado, do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios-sede.

Com informações e fotos da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná