26 JUL 2016
Campeões do futsal são definidos em São Mateus do Sul

A modalidade que mais movimentou os JOJUPs em São Mateus do Sul conheceu seus grandes campeões neste domingo (24). Com 13 equipes femininas e 16 masculinas, o futsal trouxe aproximadamente 350 atletas, sendo de longe a modalidade com mais participantes dos Jogos. O envolvimento do público também é muito grande: nas partidas semifinais, o ginásio Polacão recebeu aproximadamente 400 pessoas para acompanhar quem iria para a grande decisão.

Pelo feminino, o São Mateus do Sul fez bonito ao derrotar Campina do Simão por 4×0 e garantir a medalha de bronze para as donas da casa. Na grande final, Cantagalo confirmou seu favoritismo, e, além de ótima atuação da capitã “Sorriso”, a dupla Luana e Mayara, destaque destes JOJUPs, estava afinada. Goleada de 5 a 1 em cima de Candói.

Luana e Mayara são as duas convidadas que o regulamento permite para cada equipe, e as duas atletas que colecionam passagens por diferentes categorias das seleções brasileiras de campo e futsal fizeram a diferença para o time cantagalense. Luana sagrou-se bicampeã dos JOJUPs, já que em 2014 ela já havia sido campeã por São Mateus do Sul: “A gente ganha muita experiência jogando aqui, e é uma gratificação estar jogando por outra cidade, virem clubes de fora querendo o seu trabalho para ajudá-los, e enquanto a gente está representando Cantagalo, não pensamos em seleção nem nos clubes em que jogamos, no momento estamos no Cantagalo e é esse o nosso foco”, conta a camisa 9. “É muito legal para mim e para a Mayara podermos vir de fora, de cidades maiores, para ajudar as meninas a conquistar o título dos Jogos da Juventude”, completa.

Pelo masculino, na decisão do terceiro lugar o time de General Carneiro, que foi eliminado em jogo dramático por Bituruna, fez mais um grande jogo e venceu Cruz Machado por 5 a 3. Na grande final, o placar foi o mesmo: 5 a 3 para os favoritos de Quedas do Iguaçu. Os valentes atletas de Bituruna, comandados pelo capitão Romário, lutaram até o último minuto, mas não conseguiram repetir a semifinal, quando reverteram o placar adverso de 4×1.

“Ganhar esse título tem um significado imensurável para nós. Nós iniciamos o projeto este ano, e eu coloquei a cara a tapa, montei uma associação, tirei dinheiro do meu bolso e depois as empresas da cidade e a Prefeitura compraram o projeto. Montamos esse projeto em fevereiro e já temos dois títulos”, disse o comandante campeão, Daniel Pruencio. “A maioria desses meninos é carente, nós bancamos tudo para eles, por isso a alegria é fora do comum, é especial demais”, desabafou, às lágrimas.

Pelo grande jogo e pelas grandes campanhas, ambos os times estão de parabéns!

Os Jogos da Juventude do Paraná são uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná e Secretaria de Estado, do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios-sede.

Com fotos e informações da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná

26/07/2016