06/02/2018
Prefeitura inicia programa de castração

A Prefeitura de São Mateus do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou no mês de janeiro as primeiras castrações de cães fêmeas de rua e semi-domiciliados. A empresa contratada através de registro de preço, foi a Clínica Veterinária Animalia, que além do procedimento é a responsável pela implantação de microchip nos animais.

A clínica tem seguido todas as recomendações necessárias e previstas no contrato.  "Depois de castradas, as fêmeas ficam em observação e são liberadas somente depois de um período de 10 dias, nesse tempo elas recebem todos os cuidados necessários", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Hélio Toshio Sakurai.

Mais de 30 cães de ruas e semi-domiciliados já foram castrados desde o início de janeiro e, de acordo com o prefeito Luiz Adyr, esta ação é muito importante. “A castração está relacionada com o controle populacional dos animais de rua e é uma preocupação do poder público. “Na medida em que você diminui a quantidade de animais que vão se reproduzir, consequentemente diminui-se a quantidade de abandonos", disse.

Cadastramento - Inicialmente o programa será apenas para os cães fêmeas de rua e semi-domiciliados, mas para as famílias que tem interesse em castrar seu animal de estimação é necessário que seja realizado um cadastramento prévio com os voluntários da ONG 4 Patas ou na Secretaria de Meio Ambiente, na rua Agenor Nascimento esquina com Augusto Tararan.