22 MAR 2019
CIDADE
Plano Diretor de São Mateus do Sul é aprovado em Audiência Pública

Aconteceu nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública que apresentou o relatório final do Plano Diretor de São Mateus do Sul.

A audiência reuniu dezenas de pessoas, dentre representantes de entidades do município, alunos da rede estadual, servidores e a comunidade em geral que esteve presente para acompanhar a apresentação do projeto que foi elaborado com a participação popular ao longo de cerca de 1 ano, com o desenvolvimento de oficinas nos bairros e comunidades interioranas do município.

O Prefeito Luiz Adyr fez a abertura da audiência e salientou a importância da elaboração do Plano Diretor para São Mateus do Sul e seu desenvolvimento participativo junto à comunidade.

O Plano Diretor é um instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento e de expansão urbana, norteando a ação dos agentes públicos e privados e legalmente é revisado em um período de 10 em 10 anos nos municípios com mais de 20 mil habitantes, no caso de São Mateus do Sul.

O documento regulamenta o planejamento das cidades orientando na construção dos espaços urbanos e rurais, ordenando o crescimento e visando assegurar melhores condições para toda a população, refletindo os anseios da comunidade e indicando os caminhos para uma cidade melhor.

Em São Mateus do Sul o processo de revisão iniciou ainda no primeiro semestre de 2018 e foi realizado pela empresa Hyczy Engenharia e Consultoria Ltda, a qual foi assessorada e fiscalizada por uma comissão municipal responsável em acompanhar o andamento.

A comissão é composta pelo secretário João Alfredo Buchner da Silva, assessor de planejamento Andrey Chaves Wactavski, secretário Jorge Manfroni, secretário Jean Michel Rocha e assessora Selma Carla K. Dvojatzki, secretária Mirna B. Bonato, secretário Marcelo Daniel Jacopetti, secretário Hélio T. Sakurai, secretário Marcos Alberto Diedrich Filho, secretária Giceli M. de Fátima B. Pereira, secretário Vilmar Ulbrich, vereador Miguel Ângelo P. Magnani Júnior e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (COMDEMAB), Guilherme Distéfano Santos.

O Plano foi aprovado por todos os presentes na audiência e agora passará para a formalização do projeto de lei que será, em breve, encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, os quais votarão sua aprovação antes de sancionado pelo prefeito.

22/03/2019
Plano Diretor de São Mateus do Sul é aprovado em Audiência Pública