02 ABR 2019
Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Na data de hoje, 2 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Em São Mateus do Sul, atualmente são atendidos na Rede Municipal de Ensino 25 alunos com o diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA), matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), Escolas de Ensino Fundamental nos anos iniciais e nas Salas de Recurso Multifuncional para o atendimento educacional especializado.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), proporciona capacitações aos profissionais envolvidos e disponibiliza professores de apoio em sala de aula, além de oferecer atendimento de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Conta também com a parceria do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Pessoa com Deficiência (PRONAS), para atendimento técnico multiprofissional.

Durante a semana, os alunos da Rede Municipal desenvolveram várias atividades alusivas à conscientização e puderam conhecer um pouquinho mais sobre o Autismo.

02/04/2019
Dia Mundial da Conscientização do Autismo