05 ABR 2019
Plano Diretor de Arborização Urbana está em fase de conclusão

Na última semana, o engenheiro florestal Ciro Duarte de Paula Costa, responsável pela execução e supervisão do Projeto Diretor de Arborização Urbana (PDAU), em São Mateus do Sul, esteve finalizando a análise técnica antes da entrega do relatório final à Prefeitura Municipal, datado para ainda neste mês de abril.

Durante os últimos dias, Ciro proveu a análise de várias árvores da região urbana do município, etapa essa que fez a análise de risco de queda de cada uma delas, através da utilização de equipamento de Tomografia que aponta os danos causados por poda de raízes e pavimentação da área livre.

Segundo Ciro, o referido aparelho gera imagens da parte interna da árvore, onde é verificada toda a estrutura através de ondas eletromagnéticas que detectam vários tipos de problemas. As imagens geradas verificam a origem desses problemas, seja nos galhos, raízes ou tronco, e esse resultado é de suma importância para saber qual a melhor providencia a ser tomada para aquela árvore.

Na imagem, o Engenheiro Florestal faz a análise de determinada árvore localizada na rua Theodoro Toppel, trecho aos redores da sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e conclui que devido à uma série de fatores o indivíduo, como se refere à árvore, está em grave situação de risco. A porção em vermelho e laranja representa a parte da madeira que está em processo de apodrecimento.

O objetivo do PDAU de São Mateus do Sul, envolve o estudo e diagnóstico completo sobre as árvores do município, e que prevê uma série de medidas relacionadas ao controle e planejamento da nova arborização urbana. O projeto é uma Cooperação Técnica entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal.

05/04/2019
Plano Diretor de Arborização Urbana está em fase de conclusão