O CRAS de São Mateus do Sul realizou nesta semana o curso “Artesanato com produtos das abelhas: biocosméticos, velas e panos encerados”, em parceria com a Prefeitura de São Mateus do Sul, o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sindicato Rural.
A capacitação teve duração de três dias, totalizando 24 horas, e foi ministrada pelo apicultor, biólogo e instrutor do SENAR, Israel Eugênio Blaskievicz, do perfil @apiariosapiculturabimel.
Durante o curso, os participantes aprenderam técnicas para a confecção de sabonetes, cremes hidratantes, velas e outros biocosméticos naturais, livres de produtos químicos e com propriedades benéficas vindas diretamente das abelhas.
Uma das principais características dessa edição foi o público exclusivamente masculino — uma iniciativa do CRAS para incentivar o autocuidado dos homens e promover o empreendedorismo sustentável, mostrando que o artesanato pode ser também uma oportunidade de complemento de renda.
O curso foi viabilizado graças à iniciativa de Maria Romilda de Oliveira Lopes, que buscou junto ao SENAR a realização da capacitação em São Mateus do Sul, ampliando as oportunidades.
A ação reforça o compromisso da Administração Municipal com a valorização do trabalhador rural, o fortalecimento das parcerias institucionais e o estímulo à geração de novas habilidades e alternativas de renda para a comunidade local.









