09 FEV 2024
SAÚDE
Município de São Mateus do Sul realiza intervenção do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes
Na noite de quinta-feira (8) o Município de São Mateus do Sul tornou público o Decreto 1.032/2024 que estabelece estado de perigo público e urgência na rede hospitalar do município de São Mateus do Sul, e determina intervenção municipal no Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes (HMDPF).

As medidas tomadas pelo Município ocorreram em razão do fechamento do hospital, ocorrido na quarta-feira (7).  O HMDPF suspendeu as atividades por falta de recursos financeiros, após rompimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali). O Cisvali, por sua vez, informou que o rompimento ocorreu devido a não renovação de um contrato assistencial entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e o HMDPF, contrato este, que viabilizava o repasse financeiro do Município através do Cisvali ao Hospital Dr. Paulo Fortes.

O Município informa ainda que a atual gestão manteve regulares as destinações das verbas públicas ao Hospital, que por sua vez não pôde recebê-las devido à falta de contrato com o Cisvali, que atuava como intermediador dos repasses.

Desta forma, o Município nomeou Stephany Liz da Silva Rincão como interventora para assumir a frente do Hospital Dr. Paulo Fortes. A interventora terá acesso à gestão administrativa, financeira, recursos humanos e operacionais do hospital. Isso envolve a gestão de pessoal, administração de recursos financeiros, controle de processos operacionais, elaboração de relatórios e análises financeiras, além de decisões estratégicas para garantir o bom funcionamento e a melhoria contínua do hospital.

Conforme decreto, o prazo da intervenção, na modalidade requisição administrativa, será de 180 dias, podendo cessar antes do seu termo final ou ter o seu prazo prorrogado, pelo prazo necessário à plena adequação do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes, às possibilidades de eficaz atendimento à população.

Nesta sexta-feira (9), membros da administração municipal foram ao Município de União da Vitória para reunião com o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, em busca de recursos e ações resolutivas do Governo do Estado para manter as atividades e dar continuidade aos atendimentos do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes.

Confira o decreto na íntegra: https://www.saomateusdosul.pr.gov.br/portal/diario-oficial/ver/3336#page=4&zoom=auto,-119,548
Autor: Relações Públicas