06 OUT 2023
São Mateus do Sul inaugura Centro de Convivência do Idoso
O município de São Mateus do Sul inaugurou, na quarta-feira (4), um importante equipamento para promover a inclusão da pessoa idosa. Trata-se do Centro de Convivência do Idoso Elpídio Brusque, localizado na Rua Agenor Nascimento, 1.080, no Jardim Dona Hermínia, que conta com área construída de 660 metros quadrados, amplo salão, palco com acessibilidade, cozinha para eventos, banheiro e sistema de prevenção de incêndio.

A obra foi viabilizada com o apoio do deputado estadual e líder do governo, Hussein Bakri, que resultou na liberação de R$ 1.722.902,41 pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Transferência Voluntária da Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

De acordo com a prefeita Fernanda Sardanha, o local irá abrigar uma série de atividades, com a formação de parcerias para oferecer uma variedade de ações, como aulas de dança, atendimento à saúde e a realização de encontros. O espaço terá caráter multiuso para atividades da comunidade.

A prefeita destacou que esse espaço é um direito da nossa população idosa. “Esperamos que aqui possam ser realizadas muitas ações de proteção e efetivação dos direitos da pessoa idosa de São Mateus do Sul”, concluiu.

Hussein Bakri comentou que a conquista do espaço é um direito dos idosos e um dever do poder público. “É o resultado de um investimento em parceria entre o nosso mandato parlamentar e a administração local”, disse o parlamentar.

Durante o evento, Bakri também anunciou o repasse de aproximadamente R$ 1 milhão para a aquisição de um ônibus destinado ao transporte de grupos da melhor idade em atividades e eventos.

PRESENÇAS: Participaram da cerimônia a prefeita Fernanda Sardanha; o vice-prefeito Adão Staniszewski; o deputado estadual Hussein Bakri; a secretária de Assistência Social, Marina Ledur; os vereadores Valter Przywitowski, Irinei Macuco e Osvaldo Parafuso; o presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Frederico Wavrzenczak; o arquiteto Ricardo Guth e a professora Kamilla Holler.

Homenagem

Elpídio Brusque, que dá nome ao novo espaço, foi um proeminente defensor da criação de um Centro do Idoso em São Mateus do Sul enquanto estava vivo. Durante a inauguração, seus familiares estiveram presentes, incluindo irmãos, filhos e netos.

A filha de Elpídio, Ivete Brusque, destacou que o sonho do seu pai era ver o espaço concluído e poder dançar uma valsa em comemoração. Em homenagem, como conclusão do evento, a secretária de Assistência Social, Marina Ledur, convidou todos para uma valsa em memória de Elpídio Brusque.

Elpídio nasceu em 1934, chegou a São Mateus do Sul em 1985, trazendo sua família e a vontade de contribuir para a cidade. Engajado na política local, ele foi um defensor dos cidadãos e um apoiador de diversas campanhas políticas. Na terceira idade, viúvo e motivado pelo sentido social, Elpídio lutou pela criação de um espaço para idosos na cidade, buscando apoio de autoridades e políticos locais. Após muito esforço, o centro de convivência para idosos foi concluído, tornando realidade o seu sonho. Elpídio era também um músico talentoso e sonhava em criar uma banda da terceira idade. Embora não esteja mais presente, seu legado vive através das conquistas que ajudou a trazer para São Mateus do Sul. Ele deixou sete filhos, 16 netos e 16 bisnetos.
Autor: Relações Públicas