01 FEV 2021
VOLTA ÀS AULAS EM SÃO MATEUS DO SUL
Ensino continua à distância até 12 de março. Comissão irá analisar como será nos próximos meses

A prefeita Fernanda Sardanha participou de uma coletiva de imprensa na sexta-feira (29) sobre a volta às aulas em São Mateus do Sul. Sardanha fez o comunicado de que o ano letivo inicia no dia 18 de fevereiro de 2021 ainda de maneira remota (com aulas on-line). Tal decisão foi tomada após discussão entre os nove municípios que fazem parte da Amsulpar (Associação dos Municípios do Sul Paranaense), sendo eles, Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, União da Vitória e São Mateus do Sul. A decisão também levou em conta as orientações da 6ª Regional de Saúde.

“A decisão não foi simples, porque envolve muitas questões, levamos em conta a atual situação da 6a Regional de Saúde frente a Covid-19, ao crescimento dos casos e a quantidade de leitos de UTI na nossa regional”, explica a prefeita.

Existe também uma proposta do Estado de implantação do ensino híbrido, que promove uma mistura entre o ensino presencial e o ensino on-line, fazendo um rodízio de estudantes nas escolas. Fernanda explica que essa não é uma realidade para o ensino em São Mateus do Sul, pois é um município extremante rural, com comunidades a mais de 30 quilômetros de distância e que nem todos têm internet. “Nós entendemos que com a nossa especificidade rural, precisamos garantir o acesso justo e adequado a todos”, fala ela.

Com o intuito de promover uma avaliação continuada de todo o processo de ensino atual foi criada uma Comissão Municipal de Gerenciamento da Covid-19 que é composta por representantes da Educação, Conselho Tutelar, Assistência Social e Secretaria de Saúde. Mensalmente essa comissão irá avaliar como está a situação, principalmente por já ter iniciado a fase de vacinação, o que poderá permitir a volta às aulas de forma presencial em um futuro próximo.

O ensino remoto está previsto até dia 12 de março, após essa data a Comissão fará uma análise do novo cenário para decidir como será o ensino nos próximos meses.

Fonte: Secretaria de Educação
Autor: Equipe de Comunicação da Prefeitura de São Mateus do Sul