20 NOV 2013
Em Brasília, prefeito Ledur assina programa Cidades Digitais

Nove cidades do Paraná foram incluídas, no início de outubro, pelo Governo Federal na segunda etapa do programa "Cidades Digitais" do Ministério das Comunicações.

A assinatura aconteceu nesta terça-feira (19/11) em Brasília, em solenidade com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o deputado federal e presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Vargas.

Juntos os municípios vão receber R$ 700 mil para implantação de internet banda larga, o que garante acesso rápido à rede e integração dos serviços públicos. Os municípios selecionados foram Ibaiti, Imbituva, Jacarezinho, Jaguariaíva, Pinhão, Piraí do Sul, Reserva, Santo Antônio da Platina e São Mateus do Sul.

Segundo o prefeito Clóvis Ledur, "um dos grandes desafios do país é melhorar o sistema de informação. Precisamos melhorar o sistema também no nosso município e temos, com  este projeto, a oportunidade de melhorarmos principalmente a comunicacação interna entre as nossas secretarias e todos os setores da prefeitura, além disso, nós podemos ofertar a internet pública. É um desejo da nossa população, temos sido cobrados por isso, já que população está sabendo do programa Cidade Digital. É claro, o que nos deixa mais felizes é que o projeto realmente tem um cronograma rápido. A expectativa é de que no final do próximo ano a gente já tenha implantado o programa na nossa linda São Mateus do Sul", afirmou Ledur.

O Programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e facilitar o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços públicos de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.