10 JUN 2015
Município supera metas da campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na terça, 9, os dados da campanha de vacinação contra a gripe. São Mateus atingiu e superou as metas estabelecidas pela Secretaria para a campanha.

A meta era que 11 mil pessoas (que integram os grupos prioritários) fossem vacinadas. Até o dia 9, mais de 11,3 mil pessoas já tinham recebido a dose em São Mateus do Sul. Desse número, quase 4,4 mil doses foram aplicadas em idosos; portadores de doenças crônicas não transmissíveis somaram 3,3 mil doses aplicadas; crianças de 6 meses a 5 anos de idade totalizaram quase 2,6 mil vacinas aplicadas. O restante das vacinas contra a gripe foi direcionado aos outros grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mães em até 45 dias após o parto), que juntos somaram mais de mil vacinas aplicadas.

"Superamos a meta de vacinação entre os grupos prioritários com bastante tranquilidade", conta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Rosângela Mendes Paul. "A equipe de servidores da Secretaria conseguiu fazer um trabalho muito bom e agora boa parte da nossa população já está protegida em relação a doenças respiratórias" .

Rosângela explica ainda que, em função do Município integrar a 6ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, é preciso que todas as cidades atendidas pela regional tenham atingido a meta para que seja liberada a vacinação de pessoas que não integram os grupos prioritários.

O objetivo da campanha nacional de vacinação contra a gripe foi reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influeza. O Estado do Paraná recebeu quase 3 milhões de vacinas para serem aplicadas.