28 JAN 2016
Distéfano participa de reunião com presidente do IAP e deputado Hussein Bakri

O prefeito em exercício de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano, esteve na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na tarde da última quarta, 27, acompanhado do vereador Omar Picheth e dos deputados estaduais Alexandre Curi e Hussein Bakri, que mediou uma reunião com o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto e lideranças do município para discutirem uma alternativa que pode mudar o rumo da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) da Petrobras, que corre o risco de fechar as portas - o que afetaria a economia da cidade.

No encontro, foi feito o pedido de uma licença prévia que garantiria a ampliação da produção do chamado lastro (uma espécie de resíduo que fica no fundo do tanque de petróleo que, se processado e misturado com o xisto, vira combustível). Hoje, a Petrobras processa 40 toneladas/dia do lastro. Porém, precisa aumentar esse número para 360 toneladas/dia, gerando economia para a estatal que gasta cerca de 100 milhões de reais/ano com a queima desse produto em cimenteiras.

“Se a licença prévia for liberada pelo IAP, a empresa vai reduzir os gastos, e essa pode ser uma medida que salvaria a unidade de fechar as portas no município.”, explicou Distéfano.

“O presidente do IAP disse que nos dará a resposta ainda essa semana sobre a liberação ou não da licença, estamos trabalhando para que 3 mil pessoas não sejam demitidas. A unidade é importante não só para a região mas para todo o estado do Paraná”, defendeu o deputado estadual Hussein Bakri.

(Informações da assessoria do deputado Hussein Bakri)

Deputado Hussein participa de sessão extraordinária da Câmara Municipal