01 FEV 2016
CIDADE
Possibilidade de fechamento da SIX mobiliza lideranças políticas em viagem a Brasília

O governador Beto Richa acompanhado do prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur; do vice-prefeito, Clóvis Distéfano; do deputado estadual Hussein Bakri e do Secretário de Planejamento do Estado, Sílvio Barros, participou de uma conversa nesta segunda, 1, em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, sobre a possibilidade de fechamento da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), da Petrobras, em São Mateus do Sul. A comitiva protocolou uma carta pedindo a manutenção da unidade. No documento, o governador do Estado argumenta que o fechamento  da unidade geraria desemprego e impactaria diretamente na economia e nas arrecadações municipal e estadual.

"A manutenção desta unidade não é apenas uma questão de interesse social e econômico dos paranaenses, mas um assunto estratégico para o Brasil e para a Petrobras, empresa que continuará exercendo papel central no desenvolvimento nacional e em breve retomará mais vigorosamente os investimentos na ampliação de sua produção", diz a carta, que destaca ainda o crescimento dos rumores de que a Petrobras planeja desativar a unidade de São Mateus.

"Uma decisão desta natureza teria reflexos extraordinariamente negativos para o município e toda a sua região de influência, com a eliminação de milhares de empregos e efeitos em cadeia em toda a economia local, além de imensa queda da arrecadação municipal", consta no documento.

Mais informações serão divulgadas em breve.

(Com foto e informações da Agência Estadual de Notícias)