24 FEV 2016
São Mateus do Sul convoca voluntários para mutirão de combate ao Aedes Aegypti

A coordenação dos trabalhos de combate ao Aedes Aegypti em São Mateus do Sul realiza no próximo sábado, 27, um mutirão de mobilização contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Voluntários vão poder contribuir ativamente para o trabalho de prevenção e controle que vem sendo realizado pelas equipes da prefeitura, com atividades de coleta de larvas nas vilas Amaral, Pinheirinho, Prohmann e na região central da cidade.

Os participantes vão passar por um treinamento no sábado, dia 27, às 7h30, no Centro de Saúde, onde vão aprender como identificar possíveis focos do mosquito, coleta de larvas e o manuseio correto dos equipamentos. A prefeitura vai disponibilizar todo o material e transporte até o local da vistoria.

Interessados em participar devem comparecer até sexta, 26, na Vigilância Sanitária (dentro do Centro Municipal de Saúde Jair dos Santos Pacheco, na R. 21 de Setembro, 355), para preencher um pré-cadastro de voluntários. A inscrição é importante para que a prefeitura possa providenciar o número adequado de material de trabalho das equipes. Universitários e universitárias que queiram participar da atividade terão direito a certificado de 8 horas complementares (sobre isso, mais informações diretamente na Secretaria de Saúde, pelo telefone 3912-7064).

AEDES EM SÃO MATEUS DO SUL

O combate ao Aedes Aegypti se intensificou em São Mateus do Sul. A prefeitura, em parceria com diversas entidades, associações e também de voluntários, traçou um amplo plano de ação, que vai do aspecto educativo, com a previsão de trabalhos nas escolas com a volta às aulas; até um minucioso trabalho dentro do laboratório, onde são estudadas as larvas encontradas pelas equipes nas ruas. Atualmente, mais de 30 profissionais realizam trabalho de campo em São Mateus do Sul. Eles circulam pelos bairros do município fazendo vistorias e orientando a população sobre a gravidade da situação em todo o país. Com a urgência da situação, agentes comunitários de saúde e estagiários também foram convocados para a prestação desse importante serviço de prevenção. Larvas de Aedes Aegypti já foram encontradas em quatro ocasiões diferentes em São Mateus do Sul. Duas na Vila Palmeirinha; uma na região central; e, mais recentemente, na Vila Nova.