10 MAR 2016
Prefeitura quer reunir histórias sobre o monge João Maria em São Mateus do Sul; participe!

Você conhece alguma história sobre o Monge João Maria em São Mateus do Sul? Sabe da existência de olhos d"água ou outros espaços por onde essa referência da religiosidade e da cultura popular esteve em nossa cidade?

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul está reunindo essas histórias e mapeando as rotas por onde passou o Monge João Maria, que deixou e até hoje mantém uma legião de devotos na região. Quaisquer informações são válidas, desde relatos, histórias até fotos de olhos d"água e registros de jornais antigos.

O motivo dessa busca é também uma grande notícia: São Mateus do Sul integra um projeto da Paraná Turismo, autarquia do governo estadual, que está identificando histórias relacionadas à figura do Monge João Maria para promover o turismo rural no Estado. Desde o ano passado, o governo vem reunindo representantes de setores culturais de diversas cidades para debater projetos que poderiam trazer investimentos em turismo aos municípios que possuam histórias e locais marcados pela figura do monge.

Na última dessas reuniões, realizada em Ortigueira, o diretor de Cultura do município, Helinton Lugarini, representou São Mateus do Sul juntamente com o padre Silvano Surmacz. A reunião deu continuidade ao planejamento de ações sobre os futuros investimentos no projeto. O próximo ciclo de debates sobre o Monge João Maria vai acontecer em São Mateus do Sul, em data ainda a ser divulgada.

Se você tem alguma história ou conhece algum olho d’água do monge João Maria em São Mateus do Sul, entre em contato com o departamento de Cultura, pelo telefone (42) 3912-7050.