12 AGO 2016
Intercâmbio para a Polônia, e novos cursos para a Uniuv de São Mateus do Sul são temas de reunião

Na última terça, 9, o Reitor Alysson Frantz e o Vice-reitor Lucio Kurten dos Passos, do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), participaram de reunião com o Prefeito Municipal Clovis Ledur,  a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Distéfano Wiltenburg, o Diretor de Cultura, Helinton Lugarini, e a Braspol para discutir o convênio que a UNIUV possui com a Universidade Tecnológica de Kielce, na Polônia, com a qual, inclusive o município de São Mateus do Sul possui acordo de cooperação.

A ideia inicial da UNIUV é para que professores da Universidade de Kielce venham para a UNIUV e que professores da UNIUV vão para a Universidade de Kielce. Nas próximas semanas o reitor e o vice-reitor da UNIUV devem vir para São Mateus do Sul fazer uma apresentação de como é a Universidade de Kielce para quem tiver interesse de ir estudar lá. Segundo o Diretor de Cultura, Helinton Lugarini, o reitor e o vice-reitor destacaram a boa estrutura que a Universidade possui e o baixo custo que ela tem.

Quem tiver interesse em fazer intercâmbio deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura no telefone: 3912-7050, ou com o presidente da Braspol, Sandro Zimny Vitonski no telefone: 8821-9971, para participar da reunião na qual será abordada a experiência vivida pelo reitor e vice-reitor da UNIUV em Kielce e na Silésia,onde também firmaram acordo.

O segundo assunto discutido na reunião é sobre o núcleo que a UNIUV possui no município. Segundo o contrato assinado pela instituição, a UNIUV tem até 2018 para implantar mais dois cursos em São Mateus do Sul, atualmente a instituição possui apenas um curso, Administração.

A UNIUV mostrou interesse em se manter no município, mas vai estudar a demanda de qual curso será mais procurado. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura fará um levantamento com os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio para saber qual curso eles têm interesse. Este relatório será apresentado à instituição para que seja decidido qual curso tem maior procura bem como a viabilidade de sua implantação no município.