14 MAR 2017
GOVERNADOR AUTORIZA PREFEITURAS A INICIAREM PROCESSOS DE FINANCIAMENTO

Prefeitos de 24 municípios, de diferentes regiões do Paraná, reuniram-se nesta segunda-feira (13) com o governador Beto Richa para solicitar abertura de processo para obter financiamentos, junto ao Governo do Estado, para investimentos em suas cidades. No encontro, realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador autorizou o início dos trâmites.

As prefeituras vão usar o dinheiro para obras de infraestrutura e compra de equipamentos. Após a autorização dada pelo governador, os projetos apresentados pelos municípios passarão por avaliação técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade. Os recursos, que somados chegam a R$ 58,3 milhões, são do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM), operacionalizado pela Fomento Paraná.

"Todos sabem que o nosso governo sempre recebeu os municípios de forma respeitosa, mas eu digo que fomos além disso. Acho que nós temos uma relação estreita de amizade, respeito e parceria de trabalho em favor de cada um dos paranaenses que moram em suas regiões", disse o governador aos prefeitos.

Richa também lembrou que o apoio financeiro só é possível por causa da gestão responsável do Estado. "Não fosse o ajuste fiscal, não estaríamos liberando recursos. Esse é o Paraná que está na contramão da crise, graças ao apoio da nossa equipe e confiança dos nossos deputados. Foram medidas duras e, entre minha popularidade e o futuro do Estado, escolho sempre pelo futuro dos paranaenses", relatou.

Em seis anos, Paraná disponibiliza mais de 1 bilhão em financiamento

Desde 2011, o Governo do Paraná disponibilizou mais de R$ 1 bilhão às prefeituras por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). Só em 2016, foram R$ 357 milhões para melhorias como pavimentação de vias, construção de barracões industriais, escolas, creches, gestão de resíduos sólidos.

O SFM, gerenciado pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade, tem o objetivo de dar aos municípios recursos financeiros para investir em infraestrutura e qualidade dos serviços públicos.

O prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, afirma que é vantajoso para o município adquirir o financiamento junto ao Governo do Estado. "Além de juros baixos, o pagamento é feito em longo prazo. O município tem condições de pagar pelo montante, que será utilizado para atender a população", disse.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

O Prefeito Luiz Adyr aproveitou a oportunidade para ratificar, junto ao Governador, a importância de mais duas ações para São Mateus e região: a pavimentação do PR 364, São Mateus/Irati e o projeto Xisto Agrícola.