22 MAR 2019
Prefeitura Municipal certifica seus primeiros agricultores orgânicos através do Programa Paraná Orgânico

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura de São Mateus do Sul e em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), fizeram a entrega nesta quarta-feira (20), dos primeiros 4 certificados do Programa Paraná Orgânico.

O programa é responsável pela certificação de produtos orgânicos no estado, atendendo agricultores familiares e agroindústrias familiares. As orientações são fornecidas pelos técnicos do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, coordenadora do programa, e pelos profissionais e estudantes de Agronomia das sete Universidades Estaduais, vinculadas à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

Os participantes aprendem a converter suas produções para o modelo orgânico, livres de substâncias tóxicas ou sintéticas, dentro das normas da legislação brasileira para produtos e sistemas de produção orgânica. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o órgão certificador oficial do programa. A ONG Ecovida, em parceria, também realiza auditorias e certificações.

Os primeiros 4 certificados foram entregues pelo vice-prefeito José Stuski e o Secretário Hélio Sakurai, junto à Chefe de Serviços de Apoio de Infraestrutura Rural, Caroline Guimarães Gralaki e os aos alunos e responsáveis da Unicentro, às propriedade que já haviam cumprido todas as exigências e estavam dentro das normas para certificação orgânica, após a auditoria do Tecpar.

Os certificados foram entregues às moradoras das comunidades do Lageadinho e Vargem Grande, Angela Maria Sant"Anna de Paula, Sebastião Reni Ferreira de Paula, Antônio Ferreira Portes, Marinez Maciel Portes, Gabriel Maciel Portes, Claudineia Aparecida Vieira Maciel, Neuci Aparecida Vieira Maciel.

Para melhores informações, os agricultores interessados em aderir ao Programa Paraná Orgânico podem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na rua Agenor Nascimento, 1020, próximo ao Ginásio Olívio Wolff do Amaral.