17 MAI 2019
Projeto: “Conhecendo os Três Poderes”

Na quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul iniciou junto aos alunos do quinto ano da Rede Municipal de Ensino, o Projeto: "Conhecendo os Três Poderes".

O projeto instituído através da lei nº 2.658/2016, tem por objetivo, formar cidadãos mais preparados e com maior conhecimento de suas funções e seus deveres de ações conjuntas com representantes dos Três Poderes e Ministério Público que aproximem da realidade o que estes alunos aprendem na escola.

Os alunos das escolas municipais, Sérgio Graciano Meira, da comunidade do Lajeadinho, Professor José Plácido, do Cambará e Professor Olívio Wolff do Amaral, da Vila Palmeirinha, deram início ao projeto neste ano letivo, conhecendo o Fórum Túlio de França onde conversaram com o Juiz da Comarca, André Olivério Padilha que os apresentou o Poder Judiciário.

Também conversaram com os alunos, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção em São Mateus do Sul, Allan Kirchner e a Promotora de Justiça, Mariana Silveira Silviano do Prado Muniz, explanando às crianças suas respectivas funções dentro do Poder Judiciário.

Na sequência, os alunos conheceram o Paço Municipal, casa do Poder Executivo e a Câmara Municipal de Vereadores, onde foram recepcionados pela Vereadora Marta Regina Centa, que representou os demais pares do Poder Legislativo.

Os alunos entusiasmados, foram instigados pelo Juiz André, a desenvolver uma redação sobre o projeto, as quais serão analisadas por ele que escolherá as melhores e seus autores serão convidados à participar de um Júri Simulado, ao final do projeto.

17/05/2019
Projeto: “Conhecendo os Três Poderes”