07 JAN 2022
COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE

➡️ A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde - Centro de Epidemiologia, alerta sobre o crescente aumento de casos de pessoas com sintomas respiratórios atendidos no município na rede pública e privada.

➡️ No momento não há possibilidade de distinguir os casos de Influenza/Gripe e Covid-19, visto que já foi confirmada a transmissão comunitária da Influenza (H3N2) no estado do Paraná, ainda que associado ao aumento de casos confirmados da Covid-19 em igual período.

➡️ Portanto, é extremamente necessário reforçar os cuidados básicos para contenção da proliferação de ambos os Vírus, com o uso de máscara, higienização das mãos, ambientes bem arejados, evitar aglomerações, e a vacinação, bem como, estar atentos aos sintomas respiratórios seguindo as orientações de cuidados e isolamento.

➡️ A orientação de isolamento pelo período entre 07 e 10 dias com presença de sintomas respiratórios ou casos positivos, com os cuidados com o convívio de pessoas da mesma residência e consequentemente mantendo distanciamento social, podendo observar os sintomas em 03 dias, e caso não apresente melhora procurar a Unidade de Saúde em casos leves, e Pronto Atendimento em casos mais graves, para que possa também realizar a coleta de PCR para COVID-19.

➡️ Além da atenção com os cuidados, devemos ter atenção com a VACINAÇÃO, sendo essa a melhor forma de prevenir e cuidar coletivamente da população.
Daiane Metka Ribeiro
Secretária Municipal de Saúde

😷🔴 Lembre-se, a Pandemia não acabou.
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022