
Estamos no mês mais polonês do ano em São Mateus do Sul. Agosto se destaca como o Mês Polonês no município, dedicado a festividades e homenagens a cultura polonesa.



Muitos foram os legados deixados pelos imigrantes poloneses. Entre eles podemos destacar o idioma polonês, que ainda é falado nas áreas rurais do município, a religiosidade cristã católica, a culinária e a influência na arquitetura de muitas casas como os lambrequins. Além disso, também pelo grande número de sobrenomes dos habitantes, que são de origem polonesa.

Agosto se tornou o Mês Polonês por ter diversas questões histórias que o norteiam. No dia 26 de agosto se comemora o dia da Padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Częstochowa. Assim, desde 1992, após a doação de um quadro com a imagem de Czestochowa (vindo direto da Polônia), a comunidade de Água Branca, distante 14km da cidade, passou a organizar uma grande Festa na Comunidade em seu louvor.
A festa sempre aconteceu no final do mês de agosto e se tornou uma das festividades mais tradicionais de São Mateus do Sul.

Outro ponto interessante é a chegada dos primeiros imigrantes poloneses em São Mateus do Sul em agosto de 1891.



Assim, o mês de Agosto simboliza todo o amor e gratidão pela cultura Polonesa que tanto trouxe ao município de São Mateus do Sul!