17 FEV 2021
EDUCAÇÃO E CULTURA
Conheça a Associação Amantes da Leitura!

A Associação Amantes da Leitura (AAL) de São Mateus do Sul foi fundada oficialmente em sete de dezembro do ano passado, mas já existe desde 2015 pelo WhatsApp. A instituição hoje possui alguns associados que por meio de mensalidade ajudam a manter a iniciativa, mas são nas redes sociais que a Associação é mais conhecida, já são 325 mil seguidores no Facebook e 7.445 no Instagram. A sede atual dos Amantes da Leitura está situada na Rua João Bettega, 1285.

Os Amantes da Leitura realizam atividades de forma voluntária e gratuita para seus usuários. O foco da Associação é desenvolver atividades culturais diversas com os associados e em parcerias com instituições sociais, culturais e educativas, públicas ou privadas, a fim de realizar projetos e promover ações que visem a Educação e a Cultura por meio da literatura.

Atualmente as atividades coletivas presenciais foram suspensas por causa da pandemia, considerando que se evite aglomerações, entretanto a ALL desenvolveu atividades socioeducativas diversas utilizando diferentes plataformas e canais da internet. Desde abril de 2020 houve a necessidade de reorganizar uma nova rotina para a Associação, e um cronograma de atividades diferenciadas. Foram Lives, criação de posts, gravação de vídeos, desafios literários, consórcio de livros, enfim, muitas iniciativas para continuar incentivando os leitores mesmo com o isolamento social.

No dia 10 de fevereiro, a prefeita Fernanda Sardanha participou de uma reunião com a diretoria da Associação. Na ocasião eles puderam apresentar os projetos que estão prontos para execução em 2021 como, Leitura na Praça/4° Edição, Resgatando Valores na 2a Infância, Leitura em Quatro Rodas e Mini Biblioteca “Casinha do Saber”. Sardanha afirmou o compromisso em criar parcerias com segmentos da Educação e Cultura do município para o incentivo à leitura, como contações de histórias, concursos literários e projetos com a 3a Idade.

Fonte: Associação Amantes da Leitura
Autor: Equipe de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul