Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

São Mateus do Sul - PR
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Twitter
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JAN
13
13 JAN 2020
Nota Informativa sobre a Febre Amarela em São Mateus do Sul

A Vigilância em Saúde de São Mateus do Sul comunica a comunidade são-mateuense para o alerta à vacinação contra a Febre Amarela, uma vez que nos últimos dias foram encontrados 6 macacos bugio mortos, sendo um da comunidade Anta Ruiva, um na Água Branca e quatro de Colônia Taquaral.

Informamos que os macacos não transmitem a Febre Amarela, cuja doença é transmitida através das ficadas do mosquito contaminado Haemagogus Sabbeths (área silvestre) e Aedes Aegypti (área urbana). Os macacos adoecem e morrem da mesma forma que os humanos, e o número de mortes registradas é um sinalizador da possibilidade da presença do vírus na região. Portanto, NÃO MATEM os macacos, eles são a nossa chance de perceber a localização do vírus dentro do município e é a forma que temos para planejar as ações de combate à doença.

            A Vigilância em Saúde de São Mateus do Sul, antecedendo a provável circulação do vírus, informa que a vacina contra a Febre Amarela é a melhor maneira de prevenir a doença, e está disponível no Centro de Saúde e Unidades de Saúde da Vila Bom Jesus, Palmeirinha, Americana, Fluviópolis e Cambará para a população de 9 meses a 59 anos.

            Lembramos que a vacina é dose única para a população geral e neste ano de 2020 foi implantado no Calendário Nacional de Vacinação, dose de reforço aos 4 anos de idade.

            Procure uma Unidade de Saúde com a carteirinha de vacinação, documento pessoal e cartão do SUS.

 

QUEM JÁ FOI VACINADO, NÃO PRECISA DE REVACINAÇÃO!

 

         Pedimos para que seja informado à Secretaria de Saúde/Vigilância em Saúde que caso encontrem qualquer tipo de macaco morto (bugio, macaco prego ou outro). Essa comunicação deve ser o mais breve possível, para que possamos coletar material para análise laboratorial.

 

Contatos:

(42) 3912-7078

(42) 3912-7073

(42) 3912-7064

Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
ENDEREÇO
Rua: Barão do Rio Branco, nº 431
CEP: 83900-000
ATENDIMENTO
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h15min às 17h15.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia