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NOV
21
21 NOV 2019
CIDADE
Campanha de Atualização do Rebanho 2019
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Para serem transportados, todos os animais que transitam pelo Paraná com interesse econômico precisam portar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Para a emissão da guia, o agricultor familiar deve, obrigatoriamente, atualizar o seu rebanho até 30 de novembro de 2019. O procedimento está de acordo com a Instrução Normativa nº 47, que suspendeu a vacina contra febre aftosa no estado.

As campanhas de atualização de rebanho acontecem de forma semestral, de 1º a 30 de maio e de 1º a 30 de novembro. Todos os animais de produção existentes na propriedade rural devem ser contabilizados, como caixas de abelhas, peixes, bois, búfalos, caprinos, ovinos, aves, cavalos, mulas, jumentos e suínos. A atualização do cadastro e do rebanho deve ser feita pelo próprio produtor e pode ser de forma online ou diretamente nas unidades locais da Adapar, sindicatos dos trabalhadores rurais autorizados ou em escritório de atendimento municipal.


O que é

O Paraná está deixando de vacinar contra febre aftosa. Essa conquista é consequência de mais de 50 anos de campanhas periódicas de vacinação. Chegou a hora de mudar. As campanhas de vacinação serão substituídas pela atualização das informações dos rebanhos, feita pelo próprio produtor rural.

O que atualizar

A quantidade de animais existentes em sua propriedade rural: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes. Lembre-se: todas as espécies devem ser atualizadas.

Como atualizar

Você pode fazer a atualização de muitas maneiras:

  • em uma unidade local da Adapar;
  • em um escritório de atendimento municipal autorizado;
  • em um sindicato rural autorizado;
  • de forma on-line, no site da Adapar.

Acesse o link e faça sua atualização: http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho

Quando atualizar

As campanhas são semestrais. A primeira delas vai de 1º a 30 de novembro de 2019. Fique atento para as datas seguintes, que serão divulgadas no site da Adapar.


Perguntas e Respostas sobre a Atualização de Rebanhos no Paraná

O que devo declarar na campanha de atualização de rebanhos?

Todos os animais de produção existentes na sua propriedade rural, ou seja, caixas de abelha, peixes, bois, búfalos, caprinos, ovinos, aves, cavalos, mulas, jumentos e suínos.

Quando devo fazer esta atualização de rebanho?

As campanhas de atualização de rebanho serão realizadas em 2 momentos do ano, 1º a 31 de maio e 1º a 30 de novembro.

Tenho no meu CPF/CNPJ, 3 propriedades ativas cadastradas, como faço?

O sistema de atualização de rebanho vai demonstrar cada uma de suas propriedades cadastradas. Você deve entrar em cada uma delas e atualizar todas as espécies conforme o formulário pedirá, dentro do período da campanha.

Já me cadastrei na Central de Segurança mas não consigo passar da etapa "Dados Pessoais". Como proceder?

Verifique se todos os campos existentes nos dados complementares estão corretamente preenchidos para que o botão prosseguir seja habilitado. Os dados complementares são: telefone (com DDD e sem espaços), sexo (deve ser selecionado Masculino ou Feminino), CEP, Município, Logradouro (endereço), Número, Complemento (quando houver) e bairro.

Sou um produtor pessoa jurídica, como faço para atualizar meu rebanho?

Você deverá informar para a Adapar através do formulário específico o CPF que será o responsável pela exploração, após isso os passos são os mesmos da exploração pessoa física, onde acessará o sistema com os dados do CPF informado.

Caso eu cometa algum erro ou engano no momento da atualização de rebanho, posso arrumar?

Não, somente os servidores da Adapar (fiscais médicos veterinários, assistentes de fiscalização e administrativos) podem realizar correções ou ajustes, desde que devidamente justificados. Se isto ocorrer, dirija-se a Unidade Local da Adapar de sua jurisdição. Nestes casos não será possível ir ao Escritório de Atendimento do Município ou sindicatos para realizar a correção.

O saldo do meu rebanho é 0 (zero), devo atualizar mesmo assim?

Sim. Todas as propriedades, mesmo com saldo zerado de animais, devem realizar a atualização do rebanho durante o período da campanha.

Se eu fizer a atualização em novembro, preciso fazer em maio também?

Sim, a atualização deve ser feita em todas as etapas da campanha de atualização cadastral, que ocorrem nos meses de maio e novembro.

Posso emitir GTA no período da campanha de atualização?

Sim. Não haverá bloqueio para emissão de GTA durante o período da campanha, exceto para participação de animais em eventos (feiras, exposições, cavalgadas, etc.), para esta finalidade só será emitida GTA após a atualização da espécie a ser movimentada.

Posso emitir GTA normalmente após o período da campanha?

Sim, a emissão de GTA será feita normalmente desde que o produtor/proprietário tenha realizado, a atualização de todas as espécies cadastradas em cada propriedade, dentro do período da campanha.

Perdi o prazo da campanha de atualização. E agora?

Procure a Unidade Local da Adapar para orientações.

Não tenho bovinos na minha propriedade, devo atualizar meu rebanho?

Sim, a atualização é OBRIGATÓRIA para todas as espécies de animais de produção.

Onde posso fazer a atualização de rebanho?

Você tem as seguintes opções: de forma on line no seu computador, no sindicato rural, no Escritório de Atendimento do Município – EAM ou na Unidade Local da Adapar. Basta escolher qual a melhor opção.

Como posso fazer a atualização de rebanho?

Acessando o endereço eletrônico http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho e seguindo as orientações que estão descritas. Além disso, há vídeos tutoriais na página da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) com o passo a passo bem detalhado. Mas não esqueça de fazer dentro do prazo da campanha, caso contrário, você estará com pendências na Adapar e poderá ser penalizado.

Fonte: Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR)
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