14 NOV 2013
São Mateus do Sul está entre os municípios com melhor índice no Cadastro Único

A convite da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, os servidores municipais responsáveis pelo Cadastro Único de São Mateus do Sul, Sandra Maria Nadolny e José Antonio Distéfano Grácia, participaram de evento realizado no dia 06 de novembro, no Palácio das Araucárias em Curitiba, no qual receberam um cartão de reconhecimento pelas práticas exitosas na gestão do CadÚnico.

O encontro reuniu representantes de vinte municípios, dentre estes está São Mateus do Sul, os quais obtiveram o melhor índice de desempenho do cadastro único no ano passado. Entre os indicadores que revelou os municípios, estão Famílias Cadastradas com perfil CadÚnico; Cobertura Cadastral e Atualizada; Taxa de Atualização e Proporção de Famílias Incluídas.

Segundo Nadolny, participaram do evento, "Dois técnicos do SENARC - Departamento do Cadastro Único da Secretaria Nacional de Renda de Cidadaniacom cede em Brasília, além, dos representantes estaduais. Eles, indagaram sobre as experiências dos municípios na gestão do Cadastro Único de Programas Sociais nos últimos anos. Assim como, relataram suas experiências para o aperfeiçoamento da gestão do Cadastro Único: estrutura, recursos, estratégias e práticas desenvolvidas que resultaram no ótimo desempenho nos indicadores acima apontados, e identificando os diferentes fatores (infraestrutura, recursos humanos, capacitação, acesso à informação) que contribuíram para o aperfeiçoamento da gestão municipal do Cadastro Único", disse.

O CadÚnico é um importante ferramenta para gestão de políticas públicas. Reúne informações socioeconômicas das famílias de baixa renda e suas vulnerabilidades. É utilizado para o planejamento das políticas sociais, tais como -Programa Bolsa Família; Luz Fraterna; Leite das Crianças; Família Paranaense; Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti); entre outros benefícios socioassistencias.