05 DEZ 2013
Ouvidoria Geral do Município esta em processo de implantação

A Ouvidoria Geral do Município de São Mateus do Sul foi instituída em novembro deste ano e encontra-se em processo de implantação.

Segundo o Ouvidor Geral do Município, Eduardo Pinheiro Ferreira, entre as prerrogativas e objetivos da ouvidoria destaca-se o acompanhamento da administração pública municipal. "A ouvidoria municipal é um órgão de assessoramento independente, permanente e com autonomia administrativa e funcional no município. Tem como objetivo apurar reclamações relativas à prestação de serviços da administração pública municipal direta e indireta, bem como das entidades privadas de qualquer natureza que operem com recursos públicos na prestação de serviços à população", disse.

Eduardo ressaltou também a importância da criação da ouvidoria como espaço de participação popular na gestão 2013/2016, já que o município não tinha constituído até agora um canal de comunicação direto com a população. "Isso demonstra a vontade do Prefeito Ledur e seu Vice Clóvis Distéfano em dar mais força e voz ao cidadão são-mateuense, devemos destacar também que mais uma vez esta sendo cumprida uma promessa de campanha. Baseando-se nessa atribuição tomei a decisão de aceitar o convite para assumir o cargo, por se tratar de uma função que realmente tem a intenção de acolher ao cidadão para que tudo em relação a prestação de serviços públicos seja feito da melhor maneira possível, principalmente no que tange a aplicação dos recursos do nosso município", comentou.

Perguntado sobre o andamento do processo de implantação da ouvidoria geral do município o Ouvidor observou que já foram tomadas providências para uma estruturação e posterior eficácia do mesmo. "Ainda estamos no processo de criação da Ouvidoria, definindo os objetivos e as metas para atingi-los, porém algumas ações já foram tomadas, uma delas é que solicitamos junto ao RH levantamento de todos os funcionários da prefeitura para que seja confeccionado um crachá com os seguintes dados: nome, foto, cargo, função e setor de lotação, visando facilitar a identificação pelo cidadão e usuário dos serviços públicos municipais. Fizemos também a solicitação de um ramal telefônico 0800 que, tão logo esteja disponível, será amplamente divulgado  para que o cidadão possa fazer suas reclamações, críticas e elogios referentes aos serviços prestados pelo município. Devo ressaltar ainda que esta Ouvidoria receberá também solicitações internas, ou seja, do próprio servidor no que diz respeito as suas reivindicações com relação às necessidades no seu ambiente de trabalho para que este possa, em contrapartida, atender da melhor maneira possível o cidadão são-mateuense" afirmou Eduardo.

A Ouvidoria Geral do Município estará estruturada para a população são-mateuense apresentar reivindicações, sugestões, reclamações e elogios, a partir do mês de Janeiro de 2014.