08 MAI 2014
Lideranças políticas da região sul e movimentos sociais comparecem em Audiência Pública em prol da pavimentação asfáltica da PR 364

Em clima de diálogos e respeito, várias lideranças da região sul como deputados Estaduais, Prefeitos, lideranças de movimentos sociais, se reuniram na noite de ontem (07), no auditório Denise Stoklos da Universidade do Centro Oeste (Unicentro) Campus Irati, na 2º Audiência Pública sobre a perspectiva da pavimentação asfáltica da PR 364 -  trecho São Mateus do Sul/Irati. A obra é reivindicada pela população à vários anos.

O município de São Mateus do Sul esteve representado pelo Prefeito Clovis Ledur e vice Clóvis Distéfano, assim como vereadores, secretários municipais (Casa Civil e Ouvidoria) e vários representantes da sociedade civil organizada, movimentos sociais e acadêmicos que trafegam todos os dias pelo trecho em questão.

Na abertura da Audiência Pública fez uso da palavra o Vice-reitor da Unicentro (Campus Irati), Osmar Ambrósio dos Santos que ressaltou a importância do evento. "Esperamos e desejamos que o evento de hoje, esta audiência pública, seja tranquila e produtiva, e que daqui saia bons frutos, ideias e sugestões para enfrentar os desafios e buscar soluções", afirmou.

O Secretário Regional do SINDIPETRO Paraná/Santa Catarina, Rui Rossetin, representante dos movimentos sociais, enfatizou a importância da presença da população na audiência pública. "a presença do cidadão em evento como este (Audiência Pública) é a maior expressão de desejo da população e da credibilidade a este acontecimento. A população há muito tempo esta com expectativa no asfaltamento da PR 364. Em dezembro do ano passado, na Audiência Pública como esta em São Mateus do Sul, começamos formular perguntas, já que a população é o grande alvo desta obra. E o asfaltamento da PR364 não é uma questão de luxo, nem de egoísmo, e sim de necessidade e de segurança da coletividade que mora na região. É uma antiga reivindicação dos empresários, da sociedade, dos estudantes e dos trabalhadores e de todos os que diariamente trafegam procurando encurtar distância. Nós acreditamos que com o asfaltamento da PR 364 haverá uma grande alavancada da nossa região no requisito logístico, crescimento econômico e qualidade de vida. Esperamos que o governo do estado possa cumprir o cronograma e o projeto possa sair do papel efetivamente, pois soubemos que já ouve avanços e almejamos que a obra tenha início ainda este ano. Nós não queremos que a audiência pública fique somente num enfoque político, chega de promessas!", afirmou.

O prefeito Clovis Ledur, lembrou que o asfaltamento da PR 364 é uma obra estratégica para o desenvolvimento da região, "nós precisamos realmente de uma resposta de quem pode resolver esse problema (Asfalto São Mateus- Irati) que é o Governo do Estado. Nós temos que agradecer ao Governo do Estado pelo avanço que houve no projeto, nós nunca tivemos um projeto nesse estágio. Nossa região precisa de mais de atenção. Esperamos que essa obra venha a ser realidade", disse.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Valdir Rossoni, na sua fala enfatizou a importância do Asfaltamento da PR 364 para a região. Segundo Rossoni, "a família Richa são os pagadores de promessas, certamente o desejo dele  (Governador) é fazer esta estrada", ressaltou.

Em outro momento, destacou que a obra depende da liberação do empréstimo do proinveste do Governo Federal ao Estado Paraná, que foi confirmado - segundo Rossoni, pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega, no início da semana.

O valor do empréstimo liberado pelo Governo Federal e que será depositado na conta do Governo do Estado do Paraná, num prazo de 10 dias é de 816,9 milhões.